Como fazer um currículo talvez seja a maior dúvida de quem está em busca de colocação. Afinal, este é o documento que define se haverá ou não uma convocação para entrevista.
Apesar de não possuir regras oficiais, há meios ideais de se elaborar um currículo. Desta forma, se garante que ele seja competitivo o bastante para impressionar o recrutador.
Confira abaixo algumas dicas!
Como fazer um currículo adequado?
Antes de pensar em como fazer um currículo, se certifique de que possui perfil para a vaga. Ou seja, se não atender a um ou mais requisitos suas chances são escassas. Sendo assim, aplique seu currículo sempre para oportunidades dentro do seu perfil.
O ponto chave para elaboração do currículo é o autoconhecimento. Afinal, é sua trajetória acadêmica e profissional que estão descritas ali. Portanto, é você quem conhece suas potencialidades e fraquezas.
Suas principais informações precisam constar:
- Dados pessoais;
- Objetivo;
- Resumo profissional;
- Formação acadêmica;
- Experiência profissional;
- Cursos e qualificações;
- Idiomas;
- Informática;
- Informações complementares.
Por meio destas informações básicas é possível ao recrutador avaliar sua adequação à vaga. Portanto, seja fiel aos seus dados e forneça apenas informações verdadeiras
Como fazer um currículo sem experiência?
A falta de experiência costuma atormentar os candidatos, principalmente os mais jovens. Afinal, boa parte das oportunidades exige vivência na área, coisa que a maioria não possui.
E como fazer um currículo para quem nunca trabalhou? A estrutura é a mesma, porém, com o tópico experiência vazio, deve buscar compensá-lo. Sendo assim, trabalhos voluntários, informais e projetos individuais podem constar.
Ou seja, as habilidades técnicas e comportamentais não ficam restritas apenas às experiências formais de trabalho. Desta forma, qualquer atividade que já tenha desempenhado pode acrescentar ao seu perfil.
Tá com sede de trabalho? Consulte as vagas da Coca-Cola com inscrição pela internet
Como fazer para se destacar dos demais?
O primeiro diferencial que destaca o currículo são as informações que constam nele. Além disso, a organização delas também é levada em conta, bem como os erros ortográficos e gramaticais.
Por isso, revise sempre o seu documento antes de enviar, ou peça para alguém fazer. Desta forma, só pela organização e ausência de erros, o currículo sai ganhando.
Para quem busca como fazer um currículo se destacar através do modelo, é uma saída. Afinal, são recebidos diariamente uma porção deles padronizados. Ou seja, surgir como um modelo diferente pode ajudar nesta questão.
Porém, tenha em mente que um currículo bonito não garante vaga. Sendo assim, busque aliar modelo e qualidade da apresentação de informações.
Veja também: Pouca produtividade? Dicas para melhorar no trabalho