O treino funcional começou a ser feito no Brasil há muito tempo, mas há alguns anos ele vem sendo amplamente praticado e divulgado. Uma das características do treino funcional é que você pode realizá-lo em casa. Neste post, você vai aprender a como fazer treino funcional em casa. Veja agora no Brasil 123.
Esse tipo de treino utiliza o peso, a força e a agilidade do corpo. Assim, é possível realizar movimentos simples e complexos, sendo que alguns conseguem se equiparar aos feitos com equipamentos em academias. Além disso, o treino funcional consegue fazer com que todos os músculos do corpo trabalhem, e não apenas um de forma isolada.
Por meio do treino funcional em casa você fica mais resistente, forte, ágil e passa a ter mais equilíbrio e capacidade cardiorrespiratória. Então, para que você alcance essas vantagens é preciso fazer uma rotina de treinos que trabalhem diferentes grupos de músculos.
Então, neste post você vai aprender como fazer treino funcional em casa. Vamos lá!
Como fazer treino funcional em casa?
O treino funcional pode ser feito por todas as pessoas, desde as saudáveis aos grupos especiais, tanto pelos sedentários quanto pelos atletas. Porém, é preciso tomar cuidado no momento de escolher o tipo de treino. Afinal, algumas pessoas não podem esforçar algumas regiões do corpo devido a limitações por causa da saúde.
Vale ressaltar que se você for iniciante deve começar de forma mais simples, exigindo mais do seu corpo aos poucos. Como já foi mencionado, esse treino pode ser feito em casa e sem a necessidade de grandes equipamentos, pois ele utiliza apenas o peso do seu próprio corpo.
Agora, saiba como fazer treino funcional em casa por meio dos exercícios que serão expostos abaixo.
Agachamento para treino funcional em casa
O agachamento é um dos principais exercícios utilizados no treino funcional em casa. Ele permite que seu abdômen e suas panturrilhas adquiram resistência, além de proporcionar equilíbrio e tornear suas pernas.
Para realizar o agachamento de forma correta você deve apoiar as mãos na cabeça ou esticar seus braços para frente, e agachar de modo que suas coxas fiquem retas e seu bumbum fique inclinado para trás. Feito isso, se levante e repita o mesmo exercício de 5 a 10 vezes por 3 sessões.
Pular corda
Esse exercício é muito importante devido a sua caraterística de fortalecer as pernas. Inclusive, muitos jogadores de boxe realizam o exercício de pular corda, afinal, eles precisam de pernas resistentes para que permaneçam de pé no ringue.
Sendo assim, pular corda garante que seus membros inferiores adquiram resistência. Mas, há uma corda específica, que contém pegadores nas pontas, que é ideal para pular. Inicie devagar, para que você adquira resistência. Então, você pode começar fazendo séries de 10 pulos por 3 sessões.
Corrida no lugar para treino funcional em casa
Se você não possui uma esteira em casa ou não possui muito espaço para correr, a corrida no lugar é ideal para você. Por meio dela, você realiza alguns movimentos no mesmo lugar, porém, seu corpo se mexe como se você estivesse correndo na rua.
Você pode estabelecer um tempo para realizar a corrida, por exemplo, 3 minutos sem interrupção.