Cachorros têm o hábito de morder, desde muito pequenos, até porque, é pela mordida que ele sente o mundo. Além disso, é muito importante que o cãozinho teste a sua mordida, para aprender quando ela for forte demais. Ou seja, através da mordida, ele acha o equilíbrio da sua força. Contudo, os cachorros podem morder pelos mais variados motivos. E alguns develes, podem ser evitados por você. Veja, abaixo, como fazer o seu cão parar de morder e comece a colocar em prática.
Como apresentar um cachorro a um gato: siga essas dicas para deixar os bichinhos confortáveis
Porque os cães mordem
Primeiramente, é bom saber que os filhotes de cachorro não mordem apenas para brincar. Eles fazem isso, sim, através de brincadeiras e para gastar energia. Contudo, as mordidas são um modo do pet conhecer o ambiente à sua volta e também a personalidade e a força dos outros cachorros.
Isso porque, ao brincar com outros cães, eles definem entre si qual é aquele que comandará, quando crescer. Ou seja, a mordida é, sim, uma ferramenta importante para os cães. Contudo, você deve definir para o seu cão, os seus limites, para que ele não te morda forte e saiba quando te machucar, mesmo que seja brincando. Por isso, é importante adestrar o seu cão e aprender a controlar este hábito dele.
Sinalize para o seu cão parar a mordida
Sempre que um cachorro morde o outro e a mordida machuca, eles “choram” e param a brincadeira, para mostrar que os limites foram extrapolados. Por isso, uma das técnicas para fazer o seu cão parar de morder, é repetir este comportamento dos cães.
Ou seja, sempre que ele te morder forte, sinalize que doeu e pare a brincadeira imediatamente. Utilize sempre a mesma palavra para mostrar a ele que ele está te machucando, porque sempre que ele escutá-la, entenderá que não deve mais continuar a brincadeira.
Ração para cachorro: saiba como escolher a do seu pet
Dê a ele algo que ele possa morder
Você já sinalizou ao seu cão que a mordida dele está forte e que está te machucando. Agora, é necessário mostrar a ele o que ele deve fazer. Isso é importante porque, especialmente em filhotes, eles podem ter o desejo de morder para coçar os dentinhos que estão nascendo.
Por isso, ele deve ter algo para morder e você deve mostrar a ele o que é este objeto. Ou seja, redirecione o seu cão, após repreendê-lo e parar com a brincadeira, para algo que ele possa morder, oferecendo a ele um brinquedo especial para isso.
Quando ele estiver mordendo o brinquedo, utilize de reforços positivos para que ele entenda que está fazendo a coisa certa. Contudo, para fazer o seu cão parar de morder, interrompa a brincadeira novamente sempre que ele tentar te morder de novo.
Continue fazendo isso até ele aprender. Entretanto, lembre-se que o adestramento é um processo, aprendido ao longo de vários dias e da rotina que você adota com o seu cão. Ou seja, os resultados não são imediatos e é preciso persistir, até alcançá-los.
Alergia alimentar em cães: aprenda a identificá-las e saiba o que fazer