Qualquer tipo de alimentos industrializado é menos saudável que aqueles feitos com ingredientes frescos e em casa. E o mesmo se dá para os molhos de tomate. Um fator que contribui para isso é que os alimentos feitos em casa não possuem conservantes, que geralmente são muito prejudiciais á saúde.
Além disso, geralmente, eles não fornecem nada de nutritivo para o organismo, por mais que prometam isso em seu rótulo. O molho de tomate feito em casa é muito mais nutritivo, saudável e também é muito mais gostoso que os molhos comprados prontos. E é bem fácil de fazer também.
Saiba como preparar um molho delicioso na sua casa, lendo o artigo abaixo!
Como fazer geleia de pimenta para ocasiões especiais
Ingredientes para fazer molho de tomate natural
Primeiramente, separe alguns tomates grandes. A quantidade pode variar, a depender de quantas pessoas comerão o molho e para o preparo de qual prato ele está sendo feito. Além disso, separe uma cebola média, cebolinha e algumas folhas de manjericão. Se puder tirá-las direto do pé, melhor.
É muito importante não esquecer do sal, ou do tempero de alho e sal que você prepara na sua casa. O tempero de alho e sal, entretanto, deixa o molho de tomate mais saboroso. É fundamental que os tomates estejam bem maduros e vermelhos, para que dissolvam mais fácil e para que o sabor do molho seja mais apetitoso.
Como preparar o molho
O preparo do molho de tomate é muito simples. Primeiramente, pique todos os ingredientes. Pique o tomate em pedaços pequenos, assim como a cebola. E faça a cebolinha em picadinhos. Não é preciso picar o manjericão.
A quantidade de temperos vai depender do seu gosto. Contudo, é recomendável ir colocando aos poucos e experimentar antes de colocar mais, especialmente o sal.
Veja esses hábitos que podem mudar sua vida
Em seguida, coloque todos os ingredientes em uma panela, de modo que eles não fiquem até a sua beirada. Ou seja, escolha uma panela grande. Preencha a panela com água até recobrir todo o tomate. Ligue o fogo e deixe a água ferver.
Você não deverá abaixar o fogo. A panela pode ficar aberta. Deixa a mistura ferver até reduzir bastante. Entretanto, mexa algumas vezes para que os tomates não grudem no fundo da panela.
Quando a mistura estiver bem reduzida e o caldinho do seu molho de tomate estiver bem vermelho e grosso, significa que o seu molho está pronto.
Outro jeito de fazer molho de tomate caseiro
A receita anterior pode não agradar a todos por causa dos pedaços de tomate, ainda que eles dissolvam na boca. Isso porque o molho fica menos ralo que quando o tomate é passado no liquidificador. Contudo, isso é questão de gosto.
Se você prefere um molho bem encorpado, basta, antes de levar os tomates ao fogo, passá-los pelo liquidificador. Coloque bem pouquinha água, apenas para facilitar o processo. Depois disso, basta seguir o mesmo processo anterior. Outros temperos também podem ser utilizados, de acordo com o seu gosto.
Sinusite: o que é, quais são seus sintomas e tratamentos