O processo de emagrecimento pode ser simples quando feito de forma equilibrada e correta. Mas, quando a dieta é feita sem orientação, de qualquer forma, emagrecer pode se tornar algo muito difícil, fazendo com que você desista ao longo do processo. Para te ajudar, leia este post aqui no Brasil 123, e descubra como fazer jejum intermitente de forma correta.
O jejum intermitente tem sido muito utilizado pelas pessoas que desejam emagrecer de forma rápida e saudável. Ele consiste em um período longo de jejum durante o dia com horários definidos para realizar as refeições.
Então, se você é aquela pessoa que adora ficar beliscando um alimento aqui e outro ali ao longo do dia, o jejum intermitente pode ser um grande desafio para você. Mas vale muito a pena o esforço, pois no final você terá perdido aqueles quilos a mais que tanto deseja.
Como fazer jejum intermitente de forma correta?
Existem algumas maneiras de realizar o jejum intermitente, e você descobrirá quais são elas no decorrer dessa leitura. Porém, antes de entender como o jejum é feito, veja algumas curiosidades a seu respeito.
Fazer o jejum intermitente dá muita fome?
Bom, tudo aquilo que é feito pela primeira vez é mais difícil, e com o jejum intermitente não é diferente. Certamente você sentirá um pouco de fome no início, afinal, seu corpo está se acostumando com o déficit calórico que ele proporciona.
Por isso, recomenda-se que você faça o jejum intermitente uma vez por semana, por até 12 horas (podendo ser menos). Assim que você for se acostumando, pode aumentar o período de jejum.
Uma dica é manter-se sempre hidratado. Pois o organismo pode confundir a fome com sede, então, ingerir pelo menos 2 litros de água por dia pode ajudar a ter menos fome.
Qualquer pessoa pode fazer?
Não. Existem algumas pessoas para as quais o jejum intermitente não é indicado. A saber: pessoas anêmicas, hipertensas ou que possuem pressão baixa e portadores de insuficiência renal. Além disso, quem possui distúrbios alimentares, como anorexia, compulsão alimentar, bulimia, ou diabéticos também não devem realizar o jejum intermitente.
Ele também não é bom para crianças e gestantes. E o ideal é que esse jejum seja acompanhado por um médico ou nutricionista.
Como fazer jejum intermitente de forma correta?
Como dito anteriormente, existe mais de uma forma de realizar esse jejum. Mas as principais estarão neste post.
Primeiramente, há o jejum prescrito pelo protocolo Leangains. Nesse modelo, você pode se alimentar por cerca de 8 a 10 horas e realizar 14 a 16 horas de jejum.
Há o protocolo 5:2, nesse tipo você pode jejuar por 24 horas duas vezes por semana e se alimentar normalmente durante os 5 dias restantes.
No Eat-stop-sleep você jejua por um período de 24 horas de uma a duas vezes por semana.
Há ainda o jejum intermitente em dias alternados. Nesse modelo você alterna dias de jejum com dias de alimentação normal. Então, nos dias de jejum é necessário realizar uma refeição de até 600 calorias mais ou menos no horário de almoço e passar o resto do dia sem se alimentar.