No cenário atual, fazer compostagem é uma alternativa sustentável para fortalecer sua horta ou dar um destino adequado a alguns resíduos orgânicos e ajudar os vizinhos. A compostagem é um processo que pode fortalecer e auxiliar a comunidade em que vivemos, sendo uma alternativa à suplementação química da terra.
O processo de fazer compostagem é barato, simples e pode se tornar um passatempo diário na medida em que cuidamos de nossas hortas. Ademais, a compostagem pode oferecer retorno econômico na medida em que polpa gastos e o interesse no consumo de alimentos orgânicos aumenta.
Conheça 5 calmantes naturais para usar em casa
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre como fazer compostagem.
Separando resíduos
Primeiramente, é necessário estabelecer quais os tipos de resíduos orgânicos usar para fazer compostagem. Isso porque, o processo é dependente da ação de minhocas sobre esses resíduos e nem todos são bons para compostagem.
Alimentos aromáticos, cítricos e temperados são alguns dos resíduos orgânicos não recomendáveis para fazer compostagem. Portanto, restos de arroz, feijão e comidas temperadas com sal, alho e outras especiarias podem comprometer o microambiente da composteira.
Entretanto, cascas e restos de algumas frutas cítricas e aromáticas podem ser adicionados em quantidades pequenas à matriz orgânica. É importante ter cautela com a proporção para não reduzir a eficiência do processo. Ademais, deve-se pensar a composição da matriz para se manter uma fração úmida, fonte de nitrogênio, e uma seca, fonte de carbono. Podendo ser utilizado folhas e outros resíduos do jardim para compor a parte seca da massa. Carnes não devem ser adicionadas à matriz, pois podem atrair animais indesejados e causar mau cheiro.
Veja como fazer uma decoração com plantas na sua casa
Começando a compostagem
Os primeiros passos para fazer compostagem envolvem estabelecer o local onde ficará a composteira e distribuir os resíduos separados nos baldes ou caixas de compostagem. Estes devem ser furados para permitir o livre trânsito das minhocas entre os níveis das caixas contendo a matéria orgânica.
É importante organizar os resíduos de maneira a não criar compactação e permitir a aeração adequada das camadas. Estas devem ser dispostas sobrepondo matéria seca, úmida e um pouco de terra. Em seguida, adiciona-se as minhocas remexe-se na matriz, com cuidado.
Cuidados com a composteira
Apesar de simples, fazer compostagem exige alguns cuidados. É importante evitar que a matriz seja exposta a extremos de temperatura. O ideal é que fique em local protegido do sol e em temperatura ambiente
Ademais, é importante que a matriz não se resseque ou esteja úmida em excesso. Assim, cuide de umedecer esporadicamente e tampar os baldes de compostagem. Por fim, um recipiente para coleta do líquido liberado. Este é extremamente nutritivo e pode ser diluído para ser pulverizado sobre plantas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer compostagem é importante considerar buscar ajuda. Sites na internet e ONGs estimulam e oferecem suporte para pessoas que desejam fazer compostagem. Por fim, desenvolver essas atividades em casa representam ações conscientes e sustentáveis que podem render bons frutos à comunidade em que vivemos.