O boldo é uma planta medicinal que tem sabor característico forte. Por isso que quando uma pessoa está mal-humorada, logo perguntamos: Tomou chá de boldo hoje? Brincadeiras à parte, hoje, vamos ensinar aqui no Brasil 123 como fazer o chá de boldo, bem como indicar os seus principais benefícios para a saúde.
Quais as espécies de boldo usados como planta medicinal?
O boldo é uma planta medicinal muito usada nas casas brasileiras por considerar os seus benefícios para a saúde.
Para fazer chás, existem duas espécies de boldo que são mais utilizadas:
- Boldo do Chile (Peumus boldus molina), também conhecido como boldo verdadeiro, sendo encontrado na forma de folhas secas, em sachês para chás ou em cápsulas;
- Boldo brasileiro (Plectranthus barbatus), também conhecido por boldo africano ou falso boldo, que é cultivado em jardins.
As duas espécies de boldo, possuem os mesmos benefícios para a saúde, mas devem ser consumidos com moderação.
Como fazer o chá de boldo?
Para fazer o chá de boldo você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas secas de boldo;
- 200 ml de água.
Modo de Preparar:
Coloque as folhas secas de boldo em uma xícara de água fervendo. Na sequência, tampe a xícara com um pires, e deixe em infusão por 10 minutos.
Por fim, coe e beba o chá morno, 1 vez ao dia.
Quais são os benefícios do chá de boldo?
Indicamos na sequência os benefícios do chá de boldo, incluindo a espécie que produz este benefício.
Estimula o funcionamento do fígado
Tanto o boldo do Chile como o boldo brasileiro podem ser uteis para estimular a produção da bile, ajudando no funcionamento do fígado. Dessa forma, o boldo atua como protetor do fígado em situações de esteatose hepática, e previne os sintomas de um “ataque” de fígado.
Auxilia na perda de peso
O chá de boldo do Chile possui ação diurética, que auxilia na eliminação de líquido do corpo, contribuindo assim para a perda de peso.
Auxilia no tratamento de doenças na vesícula
As duas espécies de boldo podem ser uteis na forma de chá para estimular a produção da bile pelo fígado, que ajuda na digestão dos alimentos pela vesícula. O boldo também auxilia a normalizar o funcionamento da vesícula.
Mas cuidado: No tratamento da vesícula, o boldo pode ser também contraindicado, dependendo da doença. Por isso, só utilize com acompanhamento médico.
Ajuda a facilitar a digestão
As duas espécies de boldo ajudam a diminuir a produção de gases e melhoram a digestão, principalmente de gorduras e no alívio da má digestão.
Melhora o funcionamento do intestino
O boldo do Chile, possui propriedades relaxantes dos músculos intestinais, então, ajuda a tratar a prisão de ventre e regular as funções intestinais.
Possui propriedade antioxidante
As duas espécies possuem propriedades antioxidantes, e assim, combatem os radicais livres, favorecem a produção de novas células, previnem aterosclerose, câncer e o Mal de Alzheimer.
Portanto, agora que você já sabe para que serve o chá de boldo e como fazer o chá, aproveite as propriedades medicinais da planta para a sua saúde.