Quem convive com crianças em casa sabe como os pequenos encontram dificuldade para consumir legumes quando esse momento chega. Se você está passando por isso, veja aqui no Brasil 123, algumas dicas especiais para aprender como fazer a criança comer mais legumes.
É importante se atentar para o fato de que nos primeiros anos de vida o paladar dos pequenos ainda está em processo de formação, portanto, eles precisam ter um contato inicial com os alimentos para que possam conhecer o sabor.
Além disso, por mais que nós, adultos, estejamos acostumados com o consumo de legumes e verduras, isso foi adquirido com o tempo. Então, as crianças também precisam de tempo para se acostumar com a nova introdução alimentar, e, assim como os adultos, elas não irão gostar de tudo.
Como fazer a criança comer mais legumes
Apesar de parecer uma tarefa quase impossível para alguns pais e mães, é sim possível fazer a criança comer mais legumes. Talvez você não esteja fazendo isso da maneira certa, mas não se preocupe, veja aqui algumas dicas especiais sobre como fazer seu filho comer mais legumes.
Tempere da forma correta
Existe uma variedade de temperos na culinária e grupos específicos de temperos são utilizados em cada região. Alguns temperos são mais fortes, outros quase não aparecem nos pratos, alguns são mais picantes e outros mais adocicados. O paladar das crianças é diferente do paladar adulto, portanto, teste os temperos que costuma usar e veja com quais deles a criança mais se identifica.
Não se esqueça de registrar quais combinações fizeram mais sucesso e repita o prato. Outra dica interessante é assar os vegetais. Quando eles são assados o açúcar que está presente neles carameliza, por isso, eles ficam com um sabor mais adocicado que é agradável ao paladar das crianças.
Deixe a criança escolher
Certamente a criança possui um ou outro legume favorito e fazer com que ela participe do processo de aquisição desses legumes pode acentuar isso. Sendo assim, leve os pequenos ao supermercado com você para que eles possam escolher os legumes e verduras que querem comer. Esse tipo de atividade também desperta o interesse das crianças pelos legumes e elas ficam mais empolgadas no momento da refeição.
Não pressione
Convencer uma criança a comer algo que é saudável para ela é um pouco estressante. Mas não pressione seu filho, tampouco brigue com ele. Ao fazer isso você está criando memórias negativas na criança com relação aos alimentos, e isso só piora a situação. Também não é ideal prometer à criança que ela ganhará algo caso coma, é preciso que ela coma algo que queira para que isso perdure por toda a vida.
Dê o exemplo
Não adianta tentar convencer seu filho a comer legumes se você não fizer isso. Em primeiro lugar, dê o exemplo. Se as crianças te veem comer legumes, certamente elas irão querer experimentar também.
Além disso, faça do momento da refeição um momento sagrado. Peça a toda família para que se sente à mesa para que todos comam juntos, assim, a criança aprende que o momento da refeição é importante.