Quem já se perguntou como fazer a criança comer mais legumes já sabe o quão difícil pode ser para os pequenos consumirem esses alimentos. Mas, como tudo na vida é questão de costume e cultura, basta fazer a criança comer mais legumes de uma forma saudável e até mesmo educativa. Confira mais aqui no Brasil 123.
Mesmo que as crianças ainda não entendam como funciona, os pais sabem que ingerir alimentos mais saudáveis é essencial em qualquer idade.
Portanto, veja agora como fazer a criança comer mais legumes sem muito esforço. Confira:
Dicas para fazer a criança comer mais legumes
Saiba que uma vez que as crianças são apresentadas para os doces, jamais elas vão preferir comer legumes ao invés de um chocolate, por exemplo.
Mas, desde que não conheçam tanto os doces durante a infância, as chances de conseguir fazer a criança comer mais legumes aumentam.
No entanto, como não dá para controlar o que os avós oferecem ou até mesmo o que os pequenos descobrem experimentando sozinho, veja algumas dicas saudáveis para fazer os pequenos comer mais legumes:
Leve a criança na quitanda e deixe ela escolher
Sempre que precisar ir à quitanda, leve a criança com você e mostre a variedade de legumes que são vendidos nesse local.
Afinal, a curiosidade que os pequenos possuem fará com que eles queiram entender melhor sobre os alimentos.
Então, deixe que eles comprem os legumes baseado na aparência e no cheiro dos alimentos, pois isso aumentará a chance de fazer a criança comer mais legumes, já que foi ela que “comprou” de acordo com suas escolhas.
Use camuflagem para os legumes
Então, se os seus filhos já cresceram acostumados a consumir alimentos mais calóricos como queijo, bacon, entre outros, experimente a camuflagem para fazê-los consumir mais legumes.
Ou seja, prepare uma receita que usa legumes e alimentos mais calóricos durante o preparo, já que isso deixará o alimento mais saboroso e até mesmo mais atraente para os pequenos por causa da disposição de cores, por exemplo.
Nesse sentido, com o tempo, as crianças vão criando uma imagem de um prato que leva legumes em sua composição e começarão a gostar desses alimentos tão saudáveis.
Faça purê
Sendo assim, se você acha difícil fazer a criança comer mais legumes da forma tradicional, ou seja, in natura? Que tal fazer um purê? O purê de batatas é um exemplo comum, mas lembre-se que não é preciso inserir leite e manteiga na receita. Já que esses alimentos são muito calóricos.
Além do purê de batatas que é o mais conhecido, você ainda pode preparar essas refeições com outros legumes como cenoura, brócolis e batata doce.
Uma dica extra é congelar essas refeições para o consumo futuramente em acompanhamento de outros pratos mais agradáveis para as crianças.
As dicas acima são algumas ideias, mas cada um precisa encontrar a melhor forma para inserir esses alimentos na rotina dos pequenos.