A carteira digital foi criada em 2020, com a intenção de favorecer o acesso às informações, tanto por parte dos empregados quanto dos empregadores, pois sabemos que como ela é pouco usada, acaba se perdendo dentro de casa. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer a carteira de trabalho digital sem sair de casa.
Apesar de ser um documento recente, o app da carteira digital, já detém a liderança entre os apps mais baixados através do portal gov.br. São mais de 344 milhões de pessoas que baixaram o app.
A carteira de trabalho digital tem como função, substituir a carteira física, e assim conter todas as informações como:
- Cargo ou função desempenhada na empresa;
- Salário;
- Data de admissão;
- Férias e outras anotações importantes.
Além disso, a vantagem de possuir uma carteira de trabalho digital, é que o empregador não precisa solicitar o documento toda vez que fizer alterações como de função e de atualização da remuneração.
Como fazer carteira de trabalho digital sem sair de casa?
A partir da digitalização dos serviços de carteira de trabalho digital, toda a pessoa que possui CPF já tem disponível o documento. Dessa forma, o CPF se tornou o documento principal para os registros trabalhistas.
Então, cabe ao empregado, apenas habilitar a Carteira de Trabalho, e para isso, apresentamos um passo a passo para habilitação:
- Faça o acesso na plataforma gov.br, utilizando o número do CPF e a senha cadastrada. Se não possuir senha cadastrada, o site irá direcionar para que seja feito o cadastramento, e depois, entre novamente no site;
- Na tela inicial, procure por “Carteira de Trabalho Digital”;
- Clique em “Solicitar” e na sequência, clique em “Quero me cadastrar”;
- Faça o preenchimento de todos os dados pessoais solicitados.
E o documento está habilitado para utilização. É possível seguir os mesmos passos e habilitar o documento utilizando o app, que está disponível na loja de apps de maneira gratuita.
De que forma o empregador “assina” a Carteira de Trabalho Digital?
O empregador “assina” a carteira de forma virtual. Como o registro da empresa já está cadastrado no e-Social na plataforma gov.br, é neste local que se localiza o armazenamento da carteira digital, e desta forma, possui validade como a assinatura da carteira. Os registros realizados no e-Social, já são automaticamente inseridos na Carteira de Trabalho Digital.
Mas, o que fazer com a carteira de trabalho física?
A forma física da carteira de trabalho é ainda exigida para contratação em órgãos públicos e em empresas internacionais, portanto não deve ser descartada.
Outro motivo que se deve guardar a carteira de trabalho física, é que em situações de contatos de trabalho mais antigos, as informações constantes no modelo digital podem ter sofrido alterações. Assim, para comprovar qualquer vínculo empregatício que tenha divergência, é possível através da carteira física.
Agora que você já sabe que a Carteira de Trabalho Digital já está disponível para todos os CPFs, basta fazer a sua habilitação. Suas dúvidas estão solucionadas.