Alguns trabalhadores são expostos a jornadas longas de trabalho, às vezes até fora do permitido pelas Leis Trabalhistas, ou se sentem na obrigação de estar à disposição da empresa a todo tempo, levando ao desgaste e semanas exaustivas de trabalho.
Por este motivo, muitos trabalhadores pedem demissão, mesmo sem ter outro emprego à vista. Mas como o trabalhador pode falar sobre essa situação, numa entrevista de emprego, sem parecer indisposto a se dedicar à nova oportunidade?
Dicas de como lidar com assunto delicado em entrevista de emprego
Listamos algumas dicas para que você, que esteja passando por essa situação, saiba lidar melhor com um assunto delicado, durante a entrevista de emprego, sem parecer desinteressado ou indisposto. Veja a seguir.
Especifique uma jornada ideal
É importante que o candidato especifique o que seria uma jornada de trabalho ideal para ele. Por exemplo, o profissional pode dizer que de 8h às 17h é um horário ideal para exercer as funções laborativas e que depois desse horário não tem disponibilidade de resolver assuntos do trabalho. Ele também pode informar que tem disponibilidade de trabalhar em horário comercial.
O profissional pode falar sobre a flexibilidade de poder ou não atender assuntos de trabalho fora da jornada, ou se tem condições de cumprir com uma demanda extra ou não.
Foque no tempo livre
O candidato não precisa ter receio de comentar que pretende estar à disposição da empresa por até 10h por dia, por exemplo. Conte que as horas livres são usadas para curtir a família ou praticar atividades físicas.
Pode informar que durante o período da noite não tem condições de atender uma demanda de serviço. É importante para ambos, empregador e empregado, estar alinhado com as condições do trabalho para saber se tem chances de manter um contrato ou não.
Foque na experiência anterior
É importante que o candidato demonstre como a experiência anterior afetou sua vida. Para isso ele pode comentar o quanto era desgastante fazer uma reunião às 23h e começar o trabalho no outro dia, às 8h com outra reunião (exemplo hipotético).
Ou ainda o profissional pode comentar que numa experiência anterior sempre extrapolava a jornada de trabalho, o que lhe causava exaustão e interferia em sua produtividade, por exemplo.
Dicas de como citar sobre os motivos que o levaram à demissão
O profissional pode conversar com o recrutador sobre os motivos que o levaram à demissão. Confira as dicas:
- Nunca minta sobre o motivo da saída, pois sempre haverá uma forma de rastrear as informações e descobrir a verdade;
- Não prolongue demais ao falar dos motivos, seja breve e sucinto;
- Ressalta que houve um corte no quadro de funcionários, por exemplo, se for o caso;
- Fala com distanciamento emocional. Ao colocar emoções, o candidato pode falar detalhes desnecessários e pode levar a falar mal do antigo emprego;
- Fala com objetividade, sem deixar espaços vazios que permite ao recrutador fazer perguntas;
- Treine a entrevista antes, para não se tornar uma reclamação ou desabafo.
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