Uma das maiores preocupações de um motorista é receber alguma multa de trânsito. Com a atualização no documento e o novo modelo de CNH, surgiu a dúvida se dirigir com o modelo antigo pode causar problemas.
Seguir as normas de trânsito é um ato cauteloso e inteligente, já que, um acidente, por exemplo, envolve a vida do condutor e de todos que estiverem por perto. No entanto, seguir as normas vai além de evitar acidentes, é também preciso estar com a documentação em dia.
Com isso, para os condutores que desejam solicitar a nova versão do documento é fundamental saber onde solicitar e sanar todas as dúvidas a respeito. Confira!
Quais as mudanças entre o antigo e o novo modelo de CNH?
Foi publicada em dezembro de 2021, a medida que determinou as mudanças no modelo de CNH. Medida essa que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Um dos aspectos que é possível observar das mudanças são as cores, pois o documento agora terá o verde e o amarelo como cores predominantes. Outra alteração é a tabela que vem na parte de trás do novo modelo de CNH que será da seguinte maneira: a primeira coluna indicando a categoria e a segunda mostrando imagem do veículo que o condutor pode dirigir.
Também há a indicação se o dono do veículo pode dirigir ou não. Além disso, caso a habilitação seja provisória, o novo modelo de CNH terá a letra “P” como indicação. Para a definitiva, a indicação será a letra “D”.
Caso o condutor possua alguma restrição médica, o documento também irá indicar essa restrição e, dessa mesma forma, caso seja para trabalhar.
No entanto, o QR Code foi mantido no novo, assim como no modelo antigo do documento. As informações necessárias sobre o condutor são obtidas através de um código presente na habilitação.
Caso não faça a alteração o motorista pode levar multar?
Apesar da importância da alteração para o novo modelo, o condutor não pode ser multado se não fizer. Mas isso, desde que a habilitação ainda esteja no prazo de validade. Nesse caso, não é necessário fazer a troca de maneira imediata e pode continuar usando a habilitação tranquilamente, aguardando o prazo de validade da antiga estar próximo do vencimento.
O prazo de validade da nova carteira de habilitação também teve mudanças, pois alterou-se de acordo com a idade do motorista. Com isso, os motoristas que tem até 49 anos terão seu novo documento com 10 anos de validade. Para condutores com idade entre 50 e 59 anos, a validade é de 5 anos, enquanto que para os que tem mais de 70 anos de idade, a validade da CNH é de apenas três anos.
Do mesmo modo, pode-se dizer que, mesmo não sendo necessária a troca imediata, caso a documentação esteja dentro do prazo de validade, após o vencimento, o dono do veículo só tem 30 dias para regularizar.
Como é feita a solicitação de troca de documentação?
Em suma, a troca do antigo para o novo modelo de CNH é feita pelo Detran (Departamento de Trânsito). Sendo assim, o condutor precisa entrar no site e seguir as recomendações para fazer a solicitação.
Além disso, é também preciso pagar uma taxa. Em seguida, após a solicitação e o pagamento da taxa o documento estará disponível e todas as informações necessárias o motorista poderá encontrar no próprio site do Detran.
Outra opção é comparecer ao espaço físico do Departamento de Trânsito e fazer a solicitação por lá, caso seja mais fácil e melhor para o condutor.