As micoses são infecções provocadas por fungos que afetam principalmente a pele, o couro cabeludo e as unhas do ser humano. Os fungos estão presentes em todas as pessoas, mas o crescimento das micoses está diretamente ligado a fatores como o enfraquecimento do sistema imunológico. Confira aqui no Brasil 123, como evitar micoses.
Sintomas
Em geral as micoses provocam vários sintomas e entre eles podemos citar, por exemplo:
- A coceira;
- A rachadura entre os dedos;
- Manchas brancas ou avermelhadas na pele;
- Alteração de coloração e forma da unha;
- Descamação.
Causas
O verão é a estação do ano em que ocorre a maior proliferação desses fungos. E uma das principais causas de transmissão são por meio do compartilhamento de objetos como, toalhas, roupas, alicates e tesouras de unhas entre outros. Bem como, a falta de higienização adequada desses objetos também. Assim, saiba os motivos:
- O calor é um fator que favorece o aparecimento de fungos;
- Ambientes úmidos;
- Doenças como diabetes;
- Uso prolongado de antibióticos;
- Estresse;
- Baixa imunidade.
Tratamento
O tratamento envolve algumas situações comportamentais além do uso de medicamentos.
- Mudança de comportamento e hábitos;
- Aplicação de remédios antifúngicos que pode ser na forma de spray, pomada ou esmalte. Normalmente, a medicação é usada de 6 a 8 semanas. Mas dependendo da resistência do fungo, o tratamento pode ser prolongado por até mesmo 1 ano. Nesse caso, normalmente é necessária a administração de comprimidos que são tomados diariamente.
Prevenção
São várias as formas para evitar micoses:
- Limpar e secar, principalmente as regiões de dobras do corpo;
- Evitar andar descalço em pisos úmidos e públicos;
- Bons cuidados com a higiene íntima, mantendo, dessa forma, o corpo limpo e seco;
- Priorizar roupas de algodão;
- Não usar roupas apertadas.
Tipos de Micoses
São vários os tipos de micoses em nosso organismo, mas vamos relacionar os mais frequentes a seguir:
Micose do couro cabeludo ou Tinea Capitis – É mais comum, no entanto, em crianças entre 2 e 10 anos de idade. Provoca, dessa forma, a descamação do no couro cabeludo e pode chegar a um quadro de alopecia.
Micose do corpo ou Tinea Corporis – É uma infecção que ataca principalmente, a pele do rosto, tronco e membros. Muitas vezes, o que causa esse tipo de micose é o contato com animais de estimação.
Candidíase ou Candida SP – pode alcançar a pele, principalmente na região genital.
Pano Branco ou Pitiríase – É causado pelo fungo Malassezia Furfur, um habitante natural da pele. Popularmente conhecida como “micose de praia”
Onicomicose – Atinge as unhas dos seres humanos e normalmente é diagnosticado pela própria pessoa atacada pelo fungo.
Pé de Atleta ou Frieira – É uma micose que se desenvolve entre os dedos dos pés, causando rachaduras. É, assim, uma das micoses mais comuns.
Sapinho ou Candida albicans – Muito comum em bebês, essa micose provoca placas brancas e de forma gelatinosa e podem ocorrer dores no local.
Ao perceber que algo não está funcionando bem, procure um especialista, principalmente quando os sinais forem visíveis. O médico especialista nesses casos é o dermatologista. Portanto, é ele quem faz o diagnóstico e conduz o tratamento das doenças das unhas, cabelos e pele.