A alergia à poeira é um problema de saúde que acomete muitas pessoas, especialmente aquelas que já possuem histórico de problemas alérgicos, como rinite, por exemplo. Mas como evitar crise de alergia à poeira se ela está presente em diversos ambientes do dia a dia? Bom, é possível resolver isso e aqui você irá descobrir como. Portanto, leia este post com atenção e descubra como evitar crise de alergia a poeira.
A alergia nada mais é que uma reação desencadeada pelo sistema imune para se defender de substâncias estranhas que adentram o organismo. Com relação à alergia a poeira, a reação se desencadeia devido à presença de ácaros. Eles são microrganismos muito pequenos, mas que possuem um grande potencial de prejudicar a saúde. E você possui alergia à poeira, veja aqui como evitar crises.
Sintomas de alergia à poeira
Você sabia que é possível encontrar até quarenta mil ácaros por grama de poeira em uma casa? Então, e apenas quinhentos ácaros por cada grama de pó são suficientes para fazer com que uma crise alérgica seja desencadeada. Sendo assim, em casa é possível que uma crise alérgica seja desencadeada se você não tomar cuidado. Veja abaixo os sintomas de alergia à poeira:
A alergia à poeira desencadeia diversos sintomas no indivíduo, como, por exemplo: espirros, coceira na região de olhos, nariz e garganta, olhos vermelhos, dificuldade para respirar, obstrução das vias nasais e tosse seca. Além disso, caso os sintomas ocorram com frequência de forma que comprometam a vida do indivíduo, é imprescindível buscar ajuda médica com um alergista ou imunologista.
Como evitar crise de alergia à poeira?
Para identificar se você realmente possui alergia à poeira é possível realizar alguns testes por via cutânea, exames em laboratório, testes de provocação, dentre outros métodos que o médico pode recomendar. Veja abaixo como evitar crise de alergia à poeira:
Limpeza do ambiente
Se os ácaros encontrarem um local propício para que possam viver, eles conseguem isso por até trinta dias. Os ambientes propícios para esses seres, geralmente, possuem uma temperatura aquecida e umidade – portanto, eles podem viver facilmente em tapetes, roupas armazenadas por muito tempo e cortinas.
Dessa forma, limpar bem esses ambientes é fundamental. Você pode também utilizar o aspirador de pó ao invés da vassoura, pois, assim, a poeira não se espalha.
Mantenha a casa arejada
Muitas pessoas passam o dia todo com as portas e janelas fechadas em casa, de forma que o ar do ambiente externo não entre. Mas isso é muito prejudicial para quem possui rinite, afinal, é necessário permitir que o ar circule e que o ambiente receba um pouco de luz solar para que os ácaros não se acumulem.
Evite algodão
Os tecidos feitos com algodão costumam ser muito mais macios e confortáveis. No entanto, pessoas que possuem rinite devem evitar a utilização de travesseiros e edredons feitos com esse material, pois isso acentua as crises de alergia. Portanto, utilize materiais de poliéster para atenuar o problema.
Caso você espirre muito no momento de realizar faxinas em sua casa, uma dica é utilizar máscaras.