Você tem mania de comprar por impulso? Já fez alguma compra que você nunca usou, simplesmente para aproveitar a promoção? Então: hoje nós do Brasil 123, vamos dar dicas essenciais de como evitar compras por impulso.
O que é comprar por impulso?
Comprar por impulso significa fazer compras sem planejar e sem ter orçamento para tanto. Normalmente as compras por impulso são feitas porque você está feliz ou estressado, então, você acha que pode se dar o direito. Assim, você pensa que trabalha tanto e que pode comprar.
Mas, você precisa pensar nas consequências financeiras que este ato pode gerar. Pois, a conta vai chegar, e se você não tiver orçamento suficiente para cobrir, estará com sérios problemas.
Sendo assim, siga as dicas na sequência e evite as compras por impulso.
5 dicas para evitar compras por impulso
Confira agora algumas dicas essenciais para você se livrar desse problema de uma vez por todas.
1ª) Crie o hábito de estudar sobre educação financeira
A educação financeira pode ajudar a se relacionar melhor com o dinheiro e entender qual é a importância do dinheiro em seu cotidiano. Dessa forma, se você perceber a importância do dinheiro, vai evitar fazer compras por impulso.
Existem vários cursos na internet sobre educação financeira, portanto, pesquise em sites confiáveis e se atualize sobre o tema.
2ª) Anote todas as suas receitas e gastos
Anotar todas as receitas e os gastos mensais fará com que você perceba que existem gastos que são fixos e gastos variáveis. Os gastos em compras por impulso normalmente se encaixam nos gastos variáveis.
Procure identificar todos os gastos que são fixos e seu impacto em seu orçamento pessoal. Quanto aos gastos variáveis, eles precisam ser considerados se são realmente necessários. No entanto, se forem, permaneça com eles, mas, se não forem, vá eliminando aos poucos.
Você se sentirá melhor com dinheiro no bolso.
3ª) Crie metas reais para o seu dinheiro
Qual objetivo você quer atingir com o seu dinheiro? Estabeleça metas reais a curto, médio e longo prazo.
Perceba que as compras por impulso, afastam você das metas reais para o seu dinheiro.
4ª) Faça uma análise da fatura de seu cartão de crédito
Os cartões de crédito, nos dias de hoje, são oferecidos com maior facilidade, e possuem inúmeras vantagens como: serem sem tarifas e anuidades, com cashback, entre outras. Mas, o que é preciso que você analise, é se os gastos são casos de urgência extremamente necessários.
Caso contrário, será um gasto que você não precisa. Perceba quantas compras por impulso você fez no mês passado, e evite fazer mais neste mês. Uma hora a conta vem, e o desgaste financeiro junto.
5ª) Entenda que você não precisa descontar suas emoções nas compras por impulso
Ao descontar as suas emoções nas compras por impulso, você se recompensará por estar se sentindo assim, triste, estressado, com medo e sozinho.
Esteja atento a essas emoções e procure resolvê-las e não as recompensar. Você não precisa disso.
Se você leu até aqui, é porque existe uma vontade interior de modificar esse comportamento.
Então: você vai se sentir melhor, resolvendo os seus problemas, principalmente emocionais e financeiros.
Siga nossas dicas!!!