A palavra pode parecer difícil, mas muita gente pratica a procrastinação. Você sabe o que isso significa?
Bem, procrastinação é quando você deixa para depois uma tarefa.
Dessa forma, é mais do que uma palavra complicada: é algo que atrapalha quem quer ser produtivo. É como uma armadilha para quem procura emprego. Procrastinar é quando você não faz uma tarefa no tempo que tem, adiando-a.
A seguir, veja 5 dicas para evitar a procrastinação.
Quando a procrastinação se torna um problema?
Assim como em outras coisas que não são boas, existem algumas atitudes que podem mudar o comportamento de quem deixa as coisas para depois. Isso ajuda a usar o tempo melhor e a se concentrar nas tarefas.
Sendo assim, coisas como organizar o que precisa ser feito, dividir as tarefas em grupos, controlar quanto tempo é gasto em cada coisa, ter momentos de descanso e evitar distrações podem ajudar.
Portanto, deixar para depois tarefas importantes começa a ser um problema quando você não as faz no momento certo. Por exemplo, não entregar um trabalho hoje porque já está tarde e você está cansado pode estar ok, desde que não seja urgente e você saiba que entregará um trabalho melhor amanhã cedo.
Mas, se você sempre deixa para depois, mesmo sabendo que isso atrapalha outras pessoas, é hora de prestar atenção. A procrastinação pode estar prejudicando a sua vida.
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Dicas para evitar a procrastinação
1. Use técnicas de organização
Organizar as coisas é a melhor maneira de evitar a procrastinação, então esse é o primeiro passo para quem costuma deixar tarefas para depois. Hoje em dia, existem várias ferramentas que podem ajudar nisso, como listas, mapas, planilhas, apps e sites na internet.
Fazer um mapa mental online, por exemplo, é uma forma de se concentrar nas tarefas. Assim, quando você o usa para o trabalho, pode adicionar a tarefa que está fazendo e adicionar ideias que surgirem.
Além disso, fazer listas também é bom para se organizar. O método tradicional é escrever o que tem que fazer no dia e colocar um check quando terminar.
2. Separe as tarefas em categorias
Após escolher como organizar as tarefas, outra dica é separar cada atividade pelo quão urgente ela é. Na maioria das empresas, os trabalhos têm prazos, e usar essa informação ajuda a focar.
Quando você coloca as tarefas do dia em uma lista, é bom organizá-las por importância, com as mais urgentes no topo e as menos urgentes embaixo.
Além disso, também é útil anotar quando cada trabalho precisa ser entregue. À medida que você completa tarefas, pode reorganizar as categorias e manter a ordem de entrega para novas tarefas que apareçam.
3. Coloque um tempo específico para cada tarefa
Sabendo o que precisa fazer no dia e o quão urgente é, outra forma de evitar adiar as coisas é definir um tempo para cada tarefa. Algumas tarefas levam mais tempo, outras menos. Antes de começar, você olha para cada uma e estima quanto tempo vai precisar.
Isso ajuda a calcular quanto tempo você vai precisar trabalhar, entender em quais atividades você rende mais e te motiva a terminar as tarefas no tempo que você achou necessário.
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4. Faça pausas
Muitas pessoas procrastinam quando estão cansadas. Para evitar isso, é bom fazer pausas para manter a produtividade. Adicionar intervalos de 10 minutos no trabalho ajuda a ficar mais produtivo.
5. Evite distrações para evitar a procrastinação!
Procrastinar às vezes ocorre devido a distrações, como o celular, redes sociais, TV ou conversas no escritório.
Para evitar isso, a melhor maneira é eliminar as distrações. No celular, desligue o som e as notificações dos apps, colocando no modo de trabalho.
Se você tem medo de perder mensagens importantes, você pode checar durante as pausas.
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