A pneumonia é uma doença que acomete crianças e adultos, podendo ser tratada rapidamente e sem nenhuma complicação grave ou, em alguns casos, podendo levar o indivíduo a óbito. Geralmente, a pneumonia se manifesta de forma grave em indivíduos mais frágeis, como crianças e idosos. Então, como evitar a pneumonia em crianças?
É muito comum o surgimento de pneumonia em crianças. Afinal, esse problema de saúde relaciona-se diretamente a uma reação inflamatória que ocorre no pulmão por diversos agentes, como, por exemplo, microrganismos, bactérias, vírus, reações alérgicas, dentre outros.
Porém, ainda que esse problema surja frequentemente em crianças, é necessário identificá-lo e tratá-lo o quanto antes para que não haja complicações.
Como evitar a pneumonia em crianças?
Em primeiro lugar, é válido salientar que ainda não há nenhum exame capaz de diagnosticar a pneumonia de forma segura. Por isso, esse problema de saúde deve ser encarado com responsabilidade, levando em conta os riscos que ele proporciona.
Para que você entenda como evitar a pneumonia em crianças e, dessa forma, saiba como proteger o seu filho, veja abaixo todas as características dessa doença que você precisa conhecer.
Quais são as causas de pneumonia em crianças?
A pneumonia em crianças surge devido ao vírus que surge em decorrência das complicações causadas pela gripe. Ela pode estar associada a complicações causadas pelo adenovírus, Influenza, dentre outros. Além disso, essa doença também pode ter origem bacteriana.
Existem também alguns fatores de risco que contribuem com o surgimento da pneumonia, são eles: falta de vitamina A, ausência de aleitamento materno, ficar exposto à fumaça de cigarros, desnutrição, falta de algumas vacinas que combatem doenças relacionadas ao surgimento de pneumonia.
Como evitar pneumonia em crianças?
Qualquer mãe ou pai deseja que seu filho permaneça saudável, não é verdade? E uma vez que você compreendeu que a pneumonia é uma doença que surge com frequência em crianças e que pode ser grave em alguns casos, veja aqui como reduzir os riscos de que seu filho desenvolva essa doença.
Imunização
Em primeiro lugar, é necessário que a imunização dele esteja em dia. Todas as vacinas são importantes e contribuem para que ele não tenha outros tipos de doenças que favorecem o surgimento da pneumonia. Dentre as vacinas que seu filho deve tomar, as que se destacam com relação à pneumonia são: vacinas contra a bactéria Haemophilus influenzae tipo b, contra a coqueluche e difteria.
Além disso, é possível imunizar o seu filho especificamente contra as pneumonias que ocorrem pela bactéria pneumococo. Essa vacina está disponível de forma gratuita nos postos de vacinação.
Higiene
A higiene também é fundamental, por isso, mantenha as mãos sempre limpas para evitar que os agentes causadores de pneumonia se disseminem.
Fique longe do cigarro
É fundamental também não expor a criança à fumaça do cigarro. E, se você fuma, é fundamental buscar formas de abandonar esse hábito, pois, crianças que convivem com fumantes costumam adoecer com mais frequência e têm mais chances de desenvolver problemas respiratórios.