A escolha da profissão pode gerar muita confusão e ansiedade, especialmente, em jovens. Isso porque há uma pressão social para que, assim que o Ensino Médio acabe, a profissão que a pessoa vai exercer seja escolhida. Contudo, nem sempre isso é possível. Em muitos casos, a escolha apressada pode não só gerar arrependimentos, como atrasos na vida profissional. Por isso, veja as dicas abaixo para escolher uma profissão que seja a ideal para você:
Como gostar de estudar: dicas para apreciar mais o momento do aprendizado
Não se cobre
Primeiramente, não se cobre tanto com relação à profissão que vai escolher. Isso porque é uma escolha que será melhor se acontecer de forma natural. A pressão pela escolha certa pode te levar a escolher de maneira impulsiva, o que poderá gerar arrependimentos futuros.
Por isso, leve o tempo que precisar, mesmo após a sua formação no Ensino Médio, para decidir o que quer fazer. Se for necessário, arrume um trabalho onde você possa juntar dinheiro, enquanto decide qual carreira quer seguir.
Além disso, muitas vezes os adolescentes costumam pensar que escolher uma profissão é uma decisão definitiva. Isso gera o aumento da ansiedade e do medo de tomar a decisão errada. Lembre-se sempre de que você pode mudar de ideia a qualquer momento e recomeçar. Isso tornará seu processo de decisão mais leve.
Leve em consideração as matérias com as quais você se identifica
No Ensino Médio já temos uma boa noção das matérias que mais gostamos. Mesmo que isso não indique a você a profissão exata a seguir quando tiver que escolher a sua carreira, te dará um bom norte. Isso porque se suas matérias preferidas são português e literatura, você já sabe que o seu caminho profissional não está nas Ciências Exatas.
Como lidar com as frustrações: é possível lidar com elas de forma mais suave
Considere as suas habilidades
Além de considerar as matérias e temas com os quais você mais se identifica, considere as suas habilidades. Não se restrinja a habilidades estudantis ou profissionais. Isso porque as habilidades pessoais são tão importantes quanto elas. Se você gosta muito de escrever no seu diário, por exemplo, pode se tornar um ótimo redator.
Se você gosta de criar artes no computador, para passar o tempo, talvez o Design Gráfico seja a sua profissão dos sonhos. Você poderá unir o que você gosta ao que você faz bem! Dessa forma, liste as suas habilidades pessoais para escolher uma profissão que te agrade.
Identifique o que você gosta de fazer diariamente
Para escolher uma profissão, é necessário saber que tipo de atividades você gosta de realizar diariamente. Isso porque uma pessoa pode gostar de desafios diários, enquanto outra prefere lidar com a previsibilidade. Dessa forma, você poderá escolher uma carreira com base na rotina de um profissional da área.
Pesquise com profundidade as suas áreas de interesse
Depois que você já listou as matérias que mais gosta e as atividades que mais gosta de fazer, bem como já decidiu como quer que seja sua rotina diária, é hora de pesquisar. Por isso, anote suas áreas de interesse e faça pesquisas com profundidade em cada tema. Decida apenas quando tiver certeza sobre o que mais te agrada.
Modismos: saiba o lado ruim de seguir as tendências