Escolher um fundo de investimentos pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Afinal, ninguém quer fazer uma escolha errada e acabar perdendo dinheiro. Pensando nisso, trouxemos para você, aqui no Brasil 123, muitas dicas e um passo a passo para você escolher um fundo de investimentos para aplicar o seu dinheiro
Então, não deixe de ler até o final para não perder nada importante!
Por que é importante saber como escolher um fundo de investimentos?
Ao longo dos últimos anos, muitos brasileiros têm mudado sua forma de pensar e de agir em relação ao dinheiro, o que é uma coisa ótima para a economia de uma forma geral. Afinal, com mais planejamento, as crises podem ser minimizadas e causar um impacto menor.
Desse modo, quem antes costumava guardar o dinheiro em cofrinhos, debaixo do colchão ou, no máximo, em uma caderneta de poupança, agora tem se conscientizado da necessidade de diversificar suas fontes de renda para ter um suporte melhor no momento em que a crise chega.
E escolher um fundo de investimentos para aplicar o dinheiro é uma das melhores formas de se fazer isso. Contudo, antes de investir, é importante ter certeza de que essa modalidade é mesmo a ideal para você. Por isso, é importante que você siga esse passo a passo na hora de escolher um fundo de investimentos:
Conheça o seu perfil de investidor
Existem muitos tipos de fundo de investimentos no mercado. Entretanto, nem sempre a mesma opção será satisfatória para todo mundo. Sendo assim, você deve conhecer a si mesmo, quanto de risco está disposto a correr e saber se é um investidor mais conservador ou mais ousado. Desse modo, ficará mais fácil saber como escolher um fundo de investimentos.
Estabeleça suas metas
Saber o que você espera ao escolher um fundo de investimentos pode ajudar a definir a opção ideal para você. Por exemplo, você quer retorno rápido, mesmo que o lucro seja menor? Ou não se importa em esperar, se o retorno for mais expressivo. Conhecendo essas informações ficará muito mais fácil encontrar o fundo que irá corresponder a essas expectativas.
Busque o máximo de informações
Depois de decidir em qual fundo de investimentos você prefere aplicar dinheiro, estude tudo sobre ele. Quais as taxas, o prazo para resgate, os riscos, enfim, quanto mais informações você tiver, mais fácil será acompanhar o investimento.
Estude a fundo a corretora
Além de estudar sobre o fundo de investimentos, lembre-se de procurar toda informação possível sobre a corretora de valores que você escolheu para gerenciar os seus papéis. Afinal, ela será determinante para que você obtenha os resultados que espera com seu fundo de investimentos.
Não se esqueça das taxas
Geralmente, os lucros com os fundos de investimentos são taxados pelo imposto de renda de maneira diferente entre si, dependendo da modalidade. Portanto, essa é mais uma informação que você deve buscar, pois essa taxa irá diminuir o seu percentual de lucro e deve ser contabilizada nos prós e contras.
Gostou de aprender como escolher um fundo de investimentos? Agora é só se planejar e começar a lucrar com suas aplicações!