Para manter uma pele saudável é fundamental realizar a hidratação. Mas melhor do que realizar a hidratação da pele, é fundamental usar os produtos corretos. Mas você sabe como escolher o hidratante certo para o seu tipo de pele? Veja aqui como escolher o melhor hidratante para a pele para mantê-la sempre saudável.
Hidratar a pele é fundamental para garantir a reposição de água. No entanto, quando os produtos utilizados não são ideais, essa hidratação pode provocar um efeito rebote. Sendo assim, invista no hidratante ideal para o seu tipo de pele, seja ela normal, seca, mista ou oleosa. Então, como você pôde observar, para escolher o melhor hidratante, é fundamental saber qual é o seu tipo de pele.
Como escolher o melhor hidratante para pele
Para que você consiga escolher um bom hidratante, é fundamental saber qual é o seu tipo de pele. Algumas pessoas possuem pele oleosa, outras possuem pele mista, normal ou seca. Por isso, um hidratante para pele oleosa não é capaz de suprir as necessidades de uma pele seca, da mesma forma que uma pessoa com pele mista não deve utilizar o hidratante que um indivíduo com pele normal utiliza.
Pele seca
Todos os tipos de pele necessitam de hidratação, mas a pele seca precisa ser hidratada de uma forma ainda mais especial. Isso porque a pele seca produz menos glândulas sebáceas, sendo assim, possui a tendência de ficar ressecada, opaca e descamando. Além disso, as linhas de expressão ficam mais evidentes nesse tipo de pele.
Sendo assim, os produtos utilizados na pele seca devem ajudar na reposição de água, de modo que ela fique mais macia e aparentemente saudável. Então, no momento de adquirir o hidratante para pele seca, opte pelos mais cremosos, ricos em óleos e componentes que realizem a hidratação e a nutrição da pele, como é o caso da glicerina e das manteigas.
Pele oleosa
Ao contrário da pele seca, a pele oleosa produz óleo de forma excessiva. Por isso, o rosto em uma pele oleosa tende a brilhar mais que o normal, os poros ficam mais dilatados e a pele possui mais tendência a surgir acne. Porém, peles oleosas também necessitam de hidratação, diferentemente do que muitas pessoas pensam.
Sem hidratação, as glândulas sebáceas podem deduzir que a derme necessita de mais hidratação, por isso, produzem mais sebo, causando um efeito rebote. Porém, como a pele oleosa é caracterizada pelo excesso de óleo, é necessário utilizar hidratantes mais fluidos e leves, ou seja, à base d’água. Portanto, invista em hidratante oil-free de rápida absorção.
Pele mista
A pele mista possui áreas mais oleosas e áreas mais secas. Portanto, o ideal é apostar em hidratantes que realizem a hidratação correta em áreas mais secas e que ajudem a controlar as glândulas sebáceas nas zonas oleosas. Para não errar, prefira os hidratantes mais leves, de preferência, à base d’água.
Pele normal
A pele normal sofre mais com os efeitos do ressecamento. Então, apostar em hidratantes à base de óleo é o ideal.