Escolher a melhor ação para investir é uma decisão que pode intensificar os seus resultados financeiros, e evitando que você fique diminuindo sua rentabilidade. Por isso que hoje, aqui no Brasil 123, nós vamos indicar como escolher a melhor ação para você.
Como escolher a melhor ação para você?
A tarefa não é muito fácil, mas nada que você não possa fazer. É preciso que você analise as opções de ações existentes e entenda qual delas representa maior rentabilidade. Afinal, ao comprar ações, você está adquirindo um percentual da empresa e será responsabilizado pelos seus prejuízos também, apesar de a intenção seja, compartilhar lucros.
Assim, preparamos alguns indicadores que é interessante que você considere.
Priorize o uso das métricas
As métricas representam os valores indicativos da empresa quanto à sua atuação no mercado. Analisando as métricas você pode ter uma noção do que esperar enquanto comportamento daquela empresa no decorrer do tempo.
Entre as principais métricas têm-se os balanços da empresa, que apontam a real situação da empresa. Mas, o que é importante analisar nos balanços financeiros?
Você precisa analisar:
- As relações existentes entre o preço e o lucro
- O rendimento de dividendos
- O seu índice de liquidez corrente
- O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE);
- A sua dívida e patrimônio.
Analise os indicadores da empresa
Se o seu investimento é de curto prazo, considere o indicador de liquidez. Pois se a liquidez for alta, vai ser mais fácil de vender as ações se for preciso.
No caso das empresas, o indicador de liquidez é identificado a partir do interesse dos outros investidores em adquirir os seus ativos. O interesse dos investidores é movido pela gestão voltada para o longo prazo, e assim, conferir segurança para todos.
Tenha conhecimento na análise dos gráficos
O conhecimento de análise de gráficos perpassa pela análise das questões quantitativas apresentadas. Assim, o foco se volta para a lei de oferta e demanda. Sendo assim, os gráficos representam o comportamento do mercado diante da compra e venda das ações.
Entendendo como o mercado se comporta nos gráficos apresentados, é possível realizar previsões do comportamento futuro, e assim, identificar qual é o melhor momento para comprar ou vender as ações.
Saiba qual é o seu perfil de investidor
Parece que estamos sempre falando a mesma coisa, como um disco furado. Você precisa saber o seu perfil de investidor para tomar qualquer atitude diante do mercado financeiro. Saiba qual é a sua tolerância ao risco, e assim, saberá como vai reagir diante dele no mercado.
Se você tem o perfil mais conservador, procure por ações que tenham maior volatilidade e oscilações.
Por isso é importante que você construa a sua carteira de investimentos que esteja alinhada ao seu perfil de investidor. Bem como aos objetivos que você estabeleceu como prioridade.
Perceba que a melhor ação para você passa por várias definições que só podem ser feitas por você mesmo.
O que pode ocorrer é você ouvir pessoas especialistas de corretoras de investimentos sobre as ações, mas a decisão é sua!!!