Quando se quer ter uma alimentação saudável, é essencial saber o que se come. Assim, entender rótulos de alimentos é muito importante nesse processo. Especialmente, nos dias atuais, nos quais grande parte da nossa alimentação é industrializada, ou seja, possui rótulos.
Um motivo que faz o hábito de ler rótulos não ser comum é não saber interpretar o que está escrito nele. A impressão é que compreender rótulos é algo complicado demais. Entretanto, entender rótulos de alimentos não é tão difícil quanto parece.
Coisas gostosas para comer de forma saudável
Confira mais dicas para entender rótulos de alimentos no artigo abaixo!
Lendo os ingredientes
Para entender os rótulos de alimentos, vamos começar com o mais básico: a lista de ingredientes. Essa lista precisa estar, obrigatoriamente, em uma ordem. Ela sempre começa do ingrediente que está em maior quantidade no alimento e segue assim, terminando com o ingrediente em menor quantidade.
Isso quer dizer que, se o primeiro ingrediente a aparecer na lista for o açúcar, a maior parte do alimento, que você está levando, é feita de açúcar. Do mesmo jeito que, se um suco de uva apresenta a uva como um dos últimos ingredientes, o que menos tem no suco é uva.
Logo, ler a lista de ingredientes te ajuda a saber se o alimento é, realmente, saudável ou se ele é composto, na maior parte, de coisas não tão saudáveis assim.
Analisando a tabela de nutrientes
Outro ponto importante é a tabela de nutrientes. Essa tabela indica a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras (totais e saturadas), minerais e vitaminas presente no alimento. Assim como, também, indica a quantidade de calorias.
Contudo, existem dois detalhes cruciais nessa tabela. O primeiro é que todos esses valores são calculados com base em uma porção do alimento, e não no conteúdo total da embalagem. Dessa forma, você precisa analisar quantas porções existem no pacote total.
Confira 5 dicas de alimentação saudável
Por exemplo, a tabela de um pacote de biscoito recheado pode ser feita com base, somente, nos nutrientes de dois biscoitos. Assim, se o pacote possui dez biscoitos, você precisa multiplicar o valor por 5 para saber, por exemplo, a quantidade total de calorias ingeridas, se você comer o pacote todo.
Analisando a porcentagem indicada
Ainda falando da tabela nutricional dela, temos o segundo detalhe muito importante. A última coluna dela é a porcentagem. Ela indica que aquela porção corresponde a X% das calorias que você precisa no dia.
Mas, na realidade, esse cálculo é feito baseado em um consumo médio de 2000 kcal. Se você consome mais, ou menos, esse cálculo não serve de base para você. Assim, o alimento pode, na verdade, representar uma ingestão calórica muito maior para você.
Isso se torna mais preocupante, se você lembrar da dica anterior, que fala das porções. Esse cálculo de porcentagem é feito com base, também, nessa porção. Logo, se você consumir mais que ela, você estará ingerindo muito mais calorias.
Por fim, agora que você sabe um pouco mais de como entender rótulos de alimentos, pode se lembrar dessas dicas na hora de fazer compras. Elas, com certeza, te ajudarão a tomar decisões mais saudáveis.