Primeiramente, você sabe o que é IMC? E se souber, como entender o IMC? Além disso, sabe como desvendar o que tem por trás desses números? Aliás, o indicie de massa corporal, pode ser importante para entender o que o seu corpo precisa suprir para fica saudável, ademais, é um ótimo medidor de saúde. Assim, caso não saiba, nós do Brasil 123, vamos te ajudar com esse assunto. Confira todas as nossas dicas.
O que é o IMC?
O IMC (Índice de Massa Corporal) é uma fórmula matemática, recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que avalia o estado nutricional da pessoa. Desta forma, hoje vamos te ensinar como entender o IMC, bem como o que ele realmente significa.
Como entender o IMC?
O IMC é calculado a partir da divisão entre o peso da pessoa pela sua altura elevado ao quadrado. Apesar de ser uma medida padronizada internacionalmente, apresenta pouca confiabilidade, uma vez que não diferencia massa magra de massa gorda.
Assim, um atleta que tiver bastante massa muscular magra, terá o seu cálculo do IMC acima do desejado, por apresentar massa muscular, e não por excesso de gordura.
Entenda, o cálculo do IMC, não exclui que você consulte com um médico e assim, saiba de fato, se você tem problemas de saúde.
Qual a Classificação do IMC?
De acordo com a OMS, o IMC se classifica em:
- Menor que 16 – magreza grave
- 16 a menor que 17 – magreza moderada
- 17 a menor que 18,5 – magreza leve
- 18,5 a menor que 25 – Saudável
- 25 a menor que 30 – sobrepeso
- 30 a menor que 35 – Obesidade grau I
- 35 a menor que 40 – Obesidade grau II (severa)
- Maior que 40 – Obesidade grau III (mórbida)
O que significa esses resultados do IMC?
Para esses resultados você não deve considerar:
- Essa tabela não tem valor para crianças e jovens de 2 a 18 anos.
- Em gestantes, os valores de referência mudam, então não deve ser considerada a tabela.
O que considerar então?
- Que para a maioria dos adultos o IMC ideal está entre 18,6 até 24,9.
- O IMC considera idade e sexo também, além da altura e do peso.
- Que a gestante deve ter uma alimentação equilibrada para garantir as necessidades nutricionais.
- Que você deve consultar o seu médico se você estiver fora do seu peso ideal, e ele fará as avaliações necessárias e dirá se você deve ou não ganhar ou perder peso.
Além disso, saiba que os segredos de uma boa saúde, é praticar atividades físicas regularmente e ter uma alimentação equilibrada.
Dessa forma, estas atitudes cotidianas fazem com que você se sinta bem, consigo mesmo e em sociedade. Procure ser sempre você, além do seu IMC.
Considere os valores do IMC, mas sem neuras ou traumas.
Também, siga um plano nutricional equilibrado, se alimente bem, consuma alimentos saudáveis e seja você acima ou abaixo do peso, considerado normal. Afinal, o importante apesar de tudo, é manter-se sempre saudável, com uma alimentação boa e que respeite seu corpo. Com essas dicas de como entender melhor o IMC, você já saberá como controlar esse numerozinho para que fique saudável.