Há algum tempo atrás era muito comum ver as pessoas com lêndeas e piolhos, mas isso tem se tornado cada vez menos comum, apesar de ainda existir alguns casos. Esses insetos se instalam no couro cabeludo e causam muito incômodo, portanto, saiba como eliminar piolhos e lêndeas de forma efetiva.
O piolho é um inseto muito pequeno que se alimenta de sangue. Sua instalação ocorre no couro cabeludo e ele se reproduz muito rapidamente, por meio dos seus ovos, denominados lêndeas. Então, as lêndeas nada mais são que os ovos dos piolhos, se transformando também em piolhos após algum tempo. Por isso, é muito fácil ter a cabeça repleta de piolhos rapidamente se não houver tratamento.
Como ocorre a transmissão do piolho?
A transmissão do piolho ocorre de pessoa para pessoa por meio do contato direto ou indireto. Ao contrário do que muitas pessoas pensam os piolhos não voam nem pulam. Então, para que você pegue piolho é necessário encostar a sua cabeça à de uma pessoa com piolho, por meio de um abraço ou para tirar uma foto, o que seria o contato direto. Mas há ainda a transmissão por meio do contato indireto, esta ocorre quando o indivíduo utiliza objetos pessoais de uma pessoa infectada, como: bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes e travesseiros.
As fêmeas adultas possuem a capacidade de botar até dez ovos por dia, sendo assim, se problema não for tratado rapidamente, em 30 dias é possível ter até trezentos ovos de piolhos, ou seja, lêndeas pelo cabelo. Isso é preocupante, visto que essas lêndeas podem se desenvolver e botar mais e mais ovos, se tornando um ciclo sem fim. Então, veja como eliminar piolhos e lêndeas de forma efetiva.
Como eliminar piolhos e lêndeas de forma efetiva?
Para eliminar os piolhos e lêndeas de forma efetiva é necessário, em primeiro lugar, dar atenção especial à higiene. Existem alguns shampoos feitos exclusivamente para acabar com os piolhos. É possível encontrar shampoos para aplicar no cabelo molhado ou seco, bem como na forma de spray. Eles tem o poder de matar esses insetos, após a aplicação, você deve eliminar os piolhos e lêndeas do cabelo, passando um pente fino.
Utilize o pente fino
O pente fino também é fundamental nesse processo. Com esse acessório é possível espalhar o shampoo, eliminando os piolhos e verificando se realmente o problema está sendo eliminado. No caso das crianças, se elas possuem contato frequente com outras, seja na creche ou escola, é necessário passar o pente fino constantemente para ver se não há mais piolhos.
Ao passar o pente fino, divida o cabelo em pequenas mechas e apoie a cabeça da criança em uma toalha branca para facilitar a visibilidade.
Higienize as toalhas
Os objetos que você utiliza na cabeça facilitam a transmissão de piolhos, então, realize frequentemente a limpeza de bonés, escovas de cabelo, travesseiros, toalhas e roupas de cama. Não se esqueça de que a higienização é imprescindível para resolver esse problema.
Agora que você já sabe como eliminar piolhos e lêndeas de forma efetiva, é só ficar alerta, manter a higiene e também evitar o contato com pessoas e crianças que você sabe que estão contaminadas.