Todas as pessoas já apresentaram mau cheiro na região das axilas alguma vez na vida. Porém, algumas pessoas apresentam esse problema de forma recorrente, o que, além de incomodá-las, incomoda as pessoas que convivem com elas. Se você possui esse problema e deseja resolver, veja aqui como eliminar cheiro forte das axilas.
Geralmente, após a realização de algum exercício ou atividade física, após um longo dia de trabalho ou após andar por alguns minutos debaixo de um sol escaldante, algumas pessoas sentem um cheiro ruim que emana das próprias axilas. Isso é bastante desagradável e constrangedor, quando se está na presença de outras pessoas, por isso, veja como resolver esse problema.
Como eliminar cheiro forte das axilas?
O cheiro desagradável que surge na região das axilas, também denominado “cecê”, ocorre devido à ação de inúmeras bactérias que colonizam aquela região. Essas bactérias têm como fonte de alimento o suor que as glândulas apócrinas liberam, pois, com o suor, também são liberadas gorduras, proteínas e carboidratos. Ao se alimentar desses componentes, as bactérias realizam a liberação de alguns gases responsáveis por desencadear o cheiro ruim que as pessoas chamam de “cecê”.
Como o responsável por causar o cheiro forte é o suor, uma solução para o problema seria diminuir o nível de transpiração. Afinal, o suor é um mecanismo fisiológico necessário do corpo, logo, não é possível eliminá-lo por completo. Veja abaixo como eliminar cheiro forte das axilas:
Trocar desodorante por antitranspirante
Provavelmente você recorre a produtos que prometem solucionar o problema do cheiro forte das axilas. Então, a primeira dica é que você avalie o produto que você tem utilizado e veja se ele é um desodorante ou um antitranspirante.
O ideal é utilizar um antitranspirante, pois ele reduz o nível de transpiração. Existem ainda alguns produtos que possuem ação antibacteriana e possuem tempo de ação de até 48 horas, no momento de adquirir seu produto, veja o que ele promete.
Mantenha as axilas secas
Outra forma de evitar que o problema se instale é manter as axilas sempre secas. Por isso, após o banho enxugue bem essa área e não vista a roupa imediatamente. Uma opção também é secar a pele com o auxílio de um secador no modo frio. É importante se atentar também para a escolha das roupas, dê preferência a tecidos mais leves que permitam a transpiração, materiais sintéticos não são indicados.
Utilize antitranspirante antes de dormir
Durante o sono o corpo deixa de realizar inúmeras atividades, por isso, o metabolismo diminui durante esse período. A consequência disso é a redução do suor. Como o suor durante a noite é reduzido, a pele consegue absorver os produtos mais facilmente, logo, o produto age de forma mais eficaz. Então, não deixe de aplicar o antitranspirante antes de dormir. Além disso, mantenha o quarto sempre fresco e utilize roupas leves que facilitem a transpiração.
Mantenha-se sempre higienizado
Não se esqueça de que a limpeza é fundamental. Portanto, mantenha as axilas sempre limpas e secas. Caso sinta a necessidade de tomar mais banhos durante o dia, faça isso.