Quando pensamos em economizar, pensamos em diminuir gastos de várias coisas do nosso dia a dia. Mas e se for algo de suma importância? Como economizar nessa situação? O gás, por exemplo, é essencial na nossa vida. Porém, ele está cada vez mais caro, o que afeta demais as dívidas mensais. Mas existem formas de como economizar gás e evitar o desperdício. Por isso, hoje o Brasil 123 vai te dar algumas dicas. Confira.
Tem como economizar gás cozinhando todo dia?
Hoje em dia não está fácil manter as contas sob controle e conseguir comprar tudo o que se precisa. Pois, a realidade é que o preço de tudo subiu, e se não economizarmos nos mínimos detalhes, a conta no final do mês não fecha. Por isso, saber como economizar gás vai te ajudar muito nessa missão.
Então, você pode economizar com algumas dicas bem simples. Dessa forma, você conseguirá cozinhar todos os dias e reduzir o seu consumo em até 20%.
A primeira dica é:
- Aposte em panelas que se encaixam. Enquanto você ferve um feijão, já pode ir cozinhando o arroz em uma única chama, apenas com o calor de uma panela para outra.
- Corte legumes e carnes em pedaços bem menores, pois isso facilita e agiliza o cozimento.
- Cozinhe em grandes quantidades, depois é só ir aquecendo no micro-ondas.
- Use os bocais menores do fogão, pois o tempo de cozimento é o mesmo, só que o gasto de gás é bem menor.
- Sempre que precisar de água quente para o seu preparo, aqueça no micro-ondas.
Consumo AA
Fique de olho no consumo do seu fogão. Se ele estiver velho, sem vedação no forno, ou controle das chamas nas bocas, refletirá diretamente no consumo do gás.
Por isso, observe se a mangueira está dentro da validade e se o registro também não está vencido. Além de economia, é importantíssimo para sua segurança.
Dicas para economizar
Na internet há diversas dicas e truques para ajudar na economia do gás.
Alguns já foram testados e validados por dezenas de pessoas.
Segue os mais comentados:
- Deixe o feijão de molho por pelo menos 6 horas (cozinhará mais rápido)
- Utilize panela de pressão (há receitas para se fazer de tudo na panela de pressão)
- Utilize o forno para mais de um preparo (faça pão e bolo, asse frango e linguiças, desde que dê para armazenar e consumir posteriormente)
- Tampe as panelas
- Evite corrente de ar ao usar o fogão
Hoje no mercado há muitas opções de panelas elétricas, airfryer, fornos e churrasqueiras elétricos. Assim, elas substituem o fogão por energia elétrica, sem prejuízos no preparo dos alimentos.
Aumentar o consumo de alimentos in natura também é uma boa opção, como: alface, rúcula, rabanete, beterraba, cenoura…
Mas, ainda sim, evite os embutidos e enlatados. Embora tragam uma falsa sensação de economia por não dependerem tanto do fogão, seus prejuízos à saúde são imensos.
Aproveite as dicas e bom apetite!