Primeiramente, vamos falar sobre o que é o senso de merecimento. Ele é uma parte importante da autoestima, uma vez que é através dele que as pessoas reconhecem que são boas e que merecem tudo de positivo que acontece na vida delas. Se você acha que apenas tem sorte e que não é responsável por aquilo de bom que a sua vida traz, talvez seja a hora de trabalhar a sua autoestima.
É possível aumentar a sua autoestima, saiba como
Porque é importante o senso de merecimento?
Uma pessoa que acha que não merece aquilo que tem, ou quando lhe acontece coisas boas, não tentará fazer o que quer e nem perseguir os seus sonhos. Porque ela não verá mérito nenhum naquilo e não se sentirá digna de recebê-lo. Dessa forma, trabalhar o seu senso de merecimento é importante para que você consiga conquistar aquilo que deseja, tanto pessoal, como profissionalmente.
Além disso, uma pessoa que tem para si não merecer as coisas boas, sentirá insegurança quando elas acontecerem e medo de perdê-las. Ou seja, mesmo vivenciando bons momentos, ela se sentirá com medo de perdê-los, como se ela não devesse vivê-los.
E isso traz uma série de problemas para a vida de alguém, prejudicando suas relações pessoais e atrapalhando sua carreira.
O senso de merecimento começa na infância
É importante que os pais com filhos pequenos trabalhem a autoestima deles para que eles cresçam entendendo que merecem tudo aquilo que se esforçarem para conseguir. Mais ainda, eles merecem tudo aquilo de bom que chegar na vida deles, mesmo que eles não tenham participação no acontecimento.
Confira revestimentos para cozinha que são tendência ou que saíram de moda
Ao longo da vida, somos ensinados pelas pessoas ao nosso redor, pelos acontecimentos e pelas nossas interpretações, que somos ou não merecedores de algo. E aos poucos isso cria raízes, podendo gerar a insegurança e influenciar no nosso senso de merecimento.
Por isso, reveja aquilo que faz você se sentir não merecedor de algo. Lembre como essa sensação começou e busque reequilibrar os seus pensamentos. Você é uma pessoa que merece ser feliz, como qualquer outra. E não há nada de errado em se alegrar com os acontecimentos da vida que te favorecem e ser grato por eles!
Como trabalhar o seu senso de merecimento
Para trabalhar o seu senso de merecimento, pratique a gratidão. Ou seja, reconheça aquilo que for bom para você e receba de braços abertos. Apenas fique feliz por isso ter acontecido. Coisas boas acontecem todos os dias com muitas pessoas. Por que não com você?
Além disso, valorize-se. O que você faz é importante e você é uma pessoa importante para quem está próximo de você. Pensar que você não merece algo é o mesmo que afirmar para si mesmo que você não vale tanto e não é tão importante assim.
Por fim, faça terapia. Um bom profissional conseguirá ajudar você a reconhecer suas qualidades e seus esforços possibilitará que você enxergue que as coisas boas são consequências, também, de quem você é.
Acupuntura: o que é, como funciona e para que serve