O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza extrema. A partir dessas informações o Governo Federal pode, através do Estado e Município, auxiliar tais famílias. Na maioria das vezes, o órgão público oferece benefícios em dinheiro, como o Bolsa Família. Saiba a importância de deixar o Cadastro Único sempre atualizado.
Para que a família possa receber os benefícios oferecidos, é necessário atualizar sempre o cadastro. Ou seja, renovar as informações para que o benefício seja mantido ou não. Assim, para facilitar esse processo o CadÚnico ganha uma nova ferramenta: um aplicativo. Dessa forma, a partir da plataforma, é possível realizar vários processos. Por exemplo, pré-cadastro e atualização de dados.
Desse modo, o tempo de espera em unidades de atendimento será reduzido. O aplicativo é gratuito e pode ser utilizado em dispositivos Android e iOS. Confira a seguir como manter seus dados atualizados no CadÚnico para manter seus benefícios.
Quando atualizar os dados?
A regularização deve ser feita para cadastros com mais de dois anos sem atualização. Logo, para quem atualizou seus dados nos últimos dois anos, não é necessário realizar novamente.
Como atualizar o Cadastro Único?
Conta Gov
Para atualizar seus dados, em primeiro lugar é necessário ter uma conta dentro do Gov.br. Para isso, basta acessar o site www.gov.br. Em seguida, clique na opção “Entrar” que fica na parte superior direita do site. Digite seu CPF e clique na opção “Continuar”.
Depois, selecione a opção “Concordar com os termos e resolva” o “Captcha”’. Isto é, um desafio para comprovar que você não é um robô. A seguir, clique mais uma vez na opção “Continuar”.
Em seguida, você poderá escolher duas opções. A primeira é seguir com o cadastro de uma conta prévia de bancos que estão listados. A segunda é “Tentar de outra forma”. Assim, ao escolher a primeira opção, basta digitar o CPF e a senha de login da conta bancária.
Caso escolha a segunda opção, o próximo passo será responder a algumas perguntas. Por exemplo, data de nascimento. Em seguida, clique em continuar.
Depois disso, haverá solicitação para confirmação do cadastro através de um código. Esse código será enviado pelo e-mail e número cadastrados no último passo. Por fim, para confirmar o cadastro, basta digitar o código de acesso e criar uma senha para acessar o site.
Atualização de dados
Em seguida, para atualizar seus dados, seja no aplicativo ou site, faça login com seu CPF e senha criados anteriormente. Depois disso, selecione a opção “Atualização cadastral” e preencha os dados. Você pode inserir novas informações ou confirmar as que já estão lá. Por fim, clique em “Enviar Cadastro”. Pronto!
Quais informações são necessárias para a atualização?
Para atualizar o Cadastro Único você precisará do seu endereço e os dados de todos os integrantes da família. Também é necessário os dados do Responsável pela Unidade Familiar. Outros dados, como o Número de Identificação Social (NIS) podem ser vistos nas plataformas durante a atualização.
Mas, não são necessários para atualização, exceto caso tenha alguma mudança. Nesse caso, basta confirmar ou informar as novas alterações.