É muito importante saber como declarar poupança no Imposto de Renda, afinal, os investidores precisam declarar os valores desses rendimentos se tiverem na carteira valores aportados na poupança. Se você é um dos contribuintes que precisa de forma obrigatória apresentar seus rendimentos para a Receita Federal, saiba que, mesmo que a poupança seja isenta de tributos, é necessário declarar todos os seus rendimentos para não acabar caindo na malha fina.
Dessa forma, todos os bens, direitos e dívidas existentes em 31 de dezembro de 2022, e os rendimentos recebidos (sejam eles tributáveis ou não) durante o ano de 2022 devem ser declarados. Como isso inclui a poupança, veja agora como realizar esse procedimento de forma adequada e entenda como declarar seus valores da poupança no Imposto de Renda 2023. Confira!
Como declarar poupança no Imposto de Renda 2023?
Para declarar seus rendimentos da poupança no IR 2023 você precisará seguir alguns passos. Em primeiro lugar, para fazer o envio da sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, você precisa fazer o download do programa do IR em seu celular ou computador.
Para realizar o procedimento através do computador, você vai precisar, em primeiro lugar, acessar o site da Receita Federal (Acesse clicando aqui). Depois disso, basta clicar no botão “Baixar programa”. Lembrando que o programa está disponível para os sistemas Windows, Multiplataforma (zip), Mac, Linux, Solaris, e outros. Dessa forma, qualquer pessoa pode acessar e baixar o programa, independente do seu tipo de computador.
Logo depois que você clicar nesse botão, o seu computador vai realizar o download automaticamente. A seguir, ele vai abrir uma janela de instalação e uma caixa de introdução também será aberta.
Se você deseja fazer todo o processo do seu Imposto de Renda pelo celular, o download do programa também está disponível para aparelhos móveis, com os sistemas Android e iOS. Assim, basta você procurar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos correspondente ao seu celular. Depois de encontrá-lo, basta realizar o download do aplicativo no seu aparelho.
Além disso, o preenchimento online também está disponível. Para isso, basta acessar a página “Meu Imposto de Renda” no portal e-Cac (acesse clicando aqui).
Procedimento para declarar rendimentos da poupança no IR 2023
Antes de mais nada, para informar os valores da poupança no seu Imposto de Renda 2023, você vai precisar informar o seu saldo, e logo depois, os seus rendimentos. Veja abaixo mais detalhes sobre cada um desses procedimentos.
Para informar o seu saldo, siga os seguintes passos:
- Em primeiro lugar, no programa do IR, acesse a ficha “Bens e Direitos”;
- Logo após, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”;
- A seguir, clique no código “01 – Depósito em conta poupança”;
- Então, informe o tipo de beneficiário (titular ou dependente), CPF ou CNPJ e nome da fonte pagadora;
- A seguir, na parte de discriminação, informe o nome do banco, e se é a conta é conjunta ou não (se ela for, indique o nome e o CPF da segunda pessoa);
- Por fim, em “Situação em 31/12/2021” e “31/12/2022” você vai precisar informar o saldo nessas respectivas datas conforme elas constam no seu informe de rendimentos.
Depois disso, chegou o momento de informar seus rendimentos vindos da poupança. Para isso, você deverá seguir os seguintes passos:
- Primeiro, encontre e selecione a opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”;
- Depois disso, selecione a opção “12 – Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI) e certificados de recebíveis do agronegócio e imobiliários;
- A seguir, informe o CNPJ da fonte pagadora, de acordo com as informações encontrados no seu informe de rendimentos;
- Então, selecione o banco, agência e conta;
- Por fim, informe o valor que você tinha aplicado em 31/12/2021 e em 31/12/2022. Lembre-se de deixar zerado se você não possuía nada em poupança em algum dos campos requisitados
Quem é obrigado a declarar?
Saber se você precisa ou não declarar o Imposto de Renda é essencial. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas quando a isso, por esse motivo, confira abaixo se você se enquadra em alguma das categorias que precisam, de forma obrigatória, fazer a declaração do IR!
Precisa declarar o Imposto de Renda 2023:
- Quem recebeu rendimentos tributáveis em um valor maior de 28.599,70 reais no ano de 2022;
- Os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados na fonte, de forma exclusiva, com uma soma que seja maior do que 40 mil reais em 2022;
- Quem obteve em qualquer mês de 2022, um ganho de valor na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto;
- Quem realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a 40.000,00 reais. Além disso, a apuração de ganhos líquidos também está sujeita à incidência do imposto;
- Quem obteve a isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, e que foi seguido da aquisição de outro imóvel dentro de um prazo de 180 dias;
- Quem se tornou residente do Brasil em qualquer mês até 31 de dezembro de 2022;
- Quem, no ano de 2022, teve uma receita bruta com valor superior a 142,798,50 reais em atividades rurais;
- Quem até 31 de dezembro de 2022, tinha posse de bens ou direitos de valor total superior a 300 mil reais.
Lembre-se sempre que o primeiro passo quando se trata de Imposto de Renda, é descobrir quem precisa fazer a sua declaração de forma obrigatória. Sendo assim, se torna muito importante entender essa questão, para evitar criar problemas com a Receita Federal.
Atenção: Não perca o prazo!
Lembre-se que o prazo para envio termina no dia 31 de maio, mas é bom se adiantar: quem envia suas declarações primeiro, também recebe a restituição nos primeiros lotes, caso tenha direito.
No ano passado, o número de declarações enviadas chegou aos 36 milhões. Entretanto, nesse ano, o Fisco prevê um aumento nesse número. A expectativa é de receber mais de 39 milhões de declarações do Imposto de Renda. Dessa forma, é muito importante que você realize a sua declaração de forma correta – e isso inclui declarar os valores recebidos do Auxílio Brasil, se esse for o caso!