A Receita Federal já está recebendo as declarações do Imposto de Renda referentes ao ano base 2022 desde o último dia 15 de março. Dessa forma, se você ainda não enviou a sua declaração, é bom se adiantar! Aqueles que enviam sua declaração primeiro, também recebem as restituições nos primeiros lotes.
É importante ter em mente que o programa do Imposto de Renda possui fichas e abas específicas para a declaração dos dados dos dependentes. Assim, o titular da declaração precisa separar as informações. Para isso, aprenda agora como declarar plano de saúde de dependentes.
Como declarar plano de saúde de dependentes: Baixar o programa
Para realizar a declaração de plano de saúde dos dependentes no Imposto de Renda, em primeiro lugar, é necessário baixar o seu programa. Veja como realizar esse procedimento simples, através do seu celular ou computador! Dessa forma, você pode realizar o download do programa do imposto de renda através do seu computador. Esse programa está disponível para os sistemas Windows, Multiplataforma (zip), Mac, Linux, Solaris, e outros.
Para fazer o download do programa, você vai precisar, em primeiro lugar, acessar o site da Receita Federal (Acesse clicando aqui). Depois disso, basta clicar no botão “Baixar programa”, como está demonstrado na imagem ao lado.
Logo depois que você clicar nesse botão, o seu computador vai realizar o download automaticamente. A seguir, ele vai abrir uma janela de instalação e uma caixa de introdução também será aberta.
De acordo com a recomendação da Receita Federal, nessa aba o ideal é que você finalize a execução de todos os programas que estiverem em aberto no seu computador antes de prosseguir. Dando continuidade ao procedimento, você precisa apenas clicar em “avançar”.
Instalação
Depois disso, você vai precisar selecionar uma pasta dentro do seu computador. Assim, esse se tornará local onde o programa será instalado. Da mesma maneira, você também tem a opção de criar uma nova pasta para comportar o download desse programa. Logo após, basta clicar novamente no botão “avançar”.
Uma boa dica para facilitar todo esse processo, é selecionar a opção “criar ícone na área de trabalho”. Assim, um ícone do programa do Imposto de Renda será colocado na área de trabalho do seu computador. Dessa forma, o seu acesso ao programa vai ser bem mais fácil. Isso também vai evitar que você fique procurando ele pelas pastas do seu computador, antes de iniciá-lo.
Depois seguir todos esses passos, a instalação será concluída. Dessa forma, basta você clicar em “terminar” para finalizar o processo. Para abrir o programa, basta clicar no ícone que ficará disponível na sua área de trabalho (ou na pasta que você selecionou no momento da instalação).
Programa do IR no celular
Se você deseja fazer todo o processo do seu Imposto de Renda pelo celular, o download do programa também está disponível para aparelhos móveis, com os sistemas Android e iOS. Assim, basta você procurar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos correspondente ao seu celular. Depois de encontrá-lo, basta realizar o download do aplicativo no seu aparelho.
Atenção: Essa opção não pode ser usada por alguns contribuintes. Para aqueles que receberam um rendimento, tributável ou não, superior a 5 milhões de reais em 2020, ou para quem recebeu rendimento do exterior. Da mesma maneira, quem recebeu rendimentos relativos a recuperação da parcela isenta da atividade rural, ou correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel, precisará acessar o programa de outra forma.
Além disso, o preenchimento online também está disponível. Para isso, basta acessar a página “Meu Imposto de Renda no porta e-Cac (acesse clicando aqui).
Como declarar plano de saúde de dependentes no Imposto de Renda 2023?
Depois de ter o programa instalado, chegou o momento de fazer a declaração. Para adicionais os rendimentos tributáveis do dependente, o contribuinte deve ir no menu do lado esquerdo do programa IRPF 2023. Assim, deve abrir a ficha de “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica ou de pessoa física/exterior”.
Depois de abrir essa ficha, você vai precisar localizar a indicação de rendimentos do titular, que é a pessoa responsável pela declaração. acima da linha de “item”. Para incluir um rendimento de dependente, basta clicar na aba ao lado “Dependente”. Depois disso, você deve clicar na opção “novo”.
A seguir, vai selecionar o dependente que recebeu os rendimentos. É importante lembrar que o próprio sistema já vai indicar as opções de dependentes que você incluiu anteriormente na ficha própria. A seguir, você vai informar os dados de quem pagou o rendimento, o CNPJ ou CPF, dependendo do caso. Logo após, vai informar o nome de quem pagou o rendimento. Além disso, vai precisar informar os valores referentes aos rendimentos recebidos de pessoa jurídica, da contribuição previdenciária oficial, do imposto retido na fonte (IRRF), do 13º salário e do IRRF sobre o 13º salário. Para completar, deve concluir a inclusão do rendimento do dependente clicando no botão “Ok”.
Incluindo o plano de saúde
Para realizar a inclusão de despesa com plano de saúde do dependente, você vai precisar selecionar a ficha “Pagamentos Efetuados” no menu localizado no lado esquerdo do programa do IRPF 2023. Dessa forma, vai clicar no botão “Novo”, e seguir mas alguns procedimentos simples.
Na opção “código”, você vai precisar selecionar a opção de número 26, referente aos planos de saúde no Brasil. Depois, vai informar se a despesa foi feita com o dependente, e então, selecionar a opção “Nome do dependente” e preencher de forma adequada, com o nome do respectivo dependente responsável pela despesa que está sendo incluída.
A seguir, vai indicar o CNP, bem como o nome da operadora do plano de saúde em questão. É importante ressaltar que essas informações devem estar contidas de forma idêntica às que são encontradas nos comprovantes de pagamentos das mensalidades do plano de saúde. Portando, é necessário prestar atenção nessa etapa.
Depois desse procedimento, você vai precisar informar o valor que foi pago pelo dependente à operadora do plano de saúde durante o ano base (2022). Se por acaso o dependente recebeu algum tipo de reembolso do plano de saúde, o valor total desse reembolso também deverá ser informado dentro do campo “Parcela não dedutível/valor reembolsado”. Por fim, basta clicar em “ok” para finalizar o processo e oficializar a inclusão do pagamento do plano de saúde do dependente na sua declaração do Imposto de Renda 2023.