No dia de hoje (15/04) completa um mês que a Receita Federal já está recebendo as declarações referentes ao Imposto de Renda 2023. Por esse motivo, é muito importante entender como declarar imóveis quitados no Imposto de Renda, e se é necessário acrescentar os valores de pagamentos feitos no ano base (2022) na sua declaração.
Além disso, é essencial entender como realizar a adição desses valores na declaração do Imposto de renda. Por esse motivo, confira agora mais detalhes, e descubra se você precisa realizar esse procedimento. Aproveite também para se programar para o envio da declaração: Quem não realizar o envio da documentação dentro do prazo, pode criar dores de cabeça com a Receita Federal e também não terá o direito de receber a restituição. Confira!
É necessário declarar imóvel quitado no IR 2023?
A declaração de imóveis comprados e quitados é obrigatória no Imposto de Renda. O mesmo acontece para imóveis que foram comprados em financiamento.
Leia agora: Como declarar imóvel financiado: Aprenda aqui!
No momento da declaração, é muito importante ter em mãos os dados principais do imóvel. Por isso, providencia informações como IPTU e registro. Além disso, independente do imóvel ter sido quitado ou financiado, é importante nunca atualizar o valor do imóvel pelo preço do mercado. De acordo com as regras do Imposto de Renda, você deve utilizar o preço de compra!
Da mesma maneira, quem não teve alteração em um imóvel que já havia sido declarado em anos anteriores, precisa apenas repetir o saldo do ano anterior. Você só deve alterar o valor se alguma reforma tiver sido feita. Nesses casos, se imóvel vale R$ 400 mil, por exemplo, e a reforma custou R$ 30 mil, o novo valor será de R$ 430 mil. Para isso, é necessário ter as notas fiscais de todos os custos da reforma.
Como declarar imóvel quitado no IR 2023?
Para declarar um imóvel novo, o primeiro passo é abrir a ficha de “Bens e Direitos”. Depois disso, basta clicar em “Novo” e criar um item na opção número 1, de “Bens Imóveis”. A seguir, é preciso selecionar o tipo de imóvel, seja ele “11 – Apartamento”; “12 – Casa”; “13 – Terreno” etc.
Seguindo adiante, você vai precisar informar a data de aquisição desse imóvel, bem como o país onde ele se encontra e o IPTU. Um detalhe importante é que, se por acaso o número do IPTU tiver mais de 30 caracteres, o aconselhado é deixar em branco e informar depois, no campo “Discriminação”.
Esse campo também deverá ser deixado em branco se o imóvel ainda não tem a inscrição municipal. Dessa forma, no campo “Discriminação”, o contribuinte deve informar as características do imóvel. Assim, deverá informar o endereço completo, gastos com cartório e valor abatido do FGTS, se houver.
Nesse espaço, também será necessário informar a área do imóvel. Lembre-se que no caso de casas, a área representa o terreno completo, não apenas o espaço construído. Nos apartamentos, a área total se encontra no contrato e na planta do imóvel.
Desse forma, se o imóvel já foi registrado, basta escolher a opção “Sim” e então, informar o número da matrícula, bem como o número do cartório de registro.
Como informar o saldo do imóvel quitado
Outra parte muito importante do processo é informar o saldo do imóvel. Dessa forma, se ele foi comprado e também quitado em 2022, o contribuinte deve colocar o valor zero na data de 31/12/2021. Além disso, deve também informar o valor total do imóvel na data de 31/12/2022.
Esse valor total abrange tudo o que foi pago durante o ano de 2022. Dessa forma, deve incluir entrada, FGTS, e eventuais custos e também as parcelas.
Como informar o uso do FGTS
Se você utilizou o FGTS na compra desse imóvel, também deve informar esses valores. Isso deverá ser feito na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Para isso, você deverá abrir a ficha e criar um lançamento utilizando o código “04 – Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV, e por acidente de trabalho; e FGTS”.
Assim, deverá informar ali o valor sacado do seu fundo de garantia, independentemente se ele foi feito pelo titular ou por um dependente. Para completar, no campo de descrição, deverá informar o nome e o CNPJ da instituição bancária pagadora. Nesse caso, se trata da Caixa Econômica Federal.
Como baixar o programa do IR 2023?
Para fazer o envio da sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, de uma forma simples e eficiente, você precisa fazer o download do programa do IR em seu celular ou computador. Para realizar o procedimento através do computador, você vai precisar, em primeiro lugar, acessar o site da Receita Federal (Acesse clicando aqui). Depois disso, basta clicar no botão “Baixar programa”.
Lembrando que o programa está disponível para os sistemas Windows, Multiplataforma (zip), Mac, Linux, Solaris, e outros. Dessa forma, qualquer pessoa pode acessar e baixar o programa, independente do seu tipo de computador.
Logo depois que você clicar nesse botão, o seu computador vai realizar o download automaticamente. A seguir, ele vai abrir uma janela de instalação e uma caixa de introdução também será aberta. Então, basta seguir os passos para realiza a instalação do programa.
Instalação
Depois disso, você vai precisar selecionar uma pasta dentro do seu computador. Assim, esse se tornará local onde o programa será instalado. Da mesma maneira, você também tem a opção de criar uma nova pasta para comportar o download desse programa. Logo após, basta clicar novamente no botão “avançar”.
Uma boa dica para facilitar todo esse processo, é selecionar a opção “criar ícone na área de trabalho”. Assim, um ícone do programa do Imposto de Renda será colocado na área de trabalho do seu computador. Dessa forma, o seu acesso ao programa vai ser bem mais fácil. Isso também vai evitar que você fique procurando ele pelas pastas do seu computador, antes de iniciá-lo.
Se você deseja fazer todo o processo do seu Imposto de Renda pelo celular, o download do programa também está disponível para aparelhos móveis, com os sistemas Android e iOS. Assim, basta você procurar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos correspondente ao seu celular. Depois de encontrá-lo, basta realizar o download do aplicativo no seu aparelho.
Além disso, o preenchimento online também está disponível. Para isso, basta acessar a página “Meu Imposto de Renda” no portal e-Cac (acesse clicando aqui).