No dia de hoje (15/04) completa um mês que a Receita Federal já está recebendo as declarações referentes ao Imposto de Renda 2023. Por esse motivo, é muito importante entender como declarar imóveis financiados no Imposto de Renda, e se é necessário acrescentar os valores de financiamentos feitos no ano base (2022) na sua declaração.
Além disso, é essencial entender como realizar a adição desses valores na declaração do Imposto de renda. Por esse motivo, confira agora mais detalhes, e descubra se você precisa realizar esse procedimento. Aproveite também para se programar para o envio da declaração: Quem não realizar o envio da documentação dentro do prazo, pode criar dores de cabeça com a Receita Federal e também não terá o direito de receber a restituição. Confira!
É necessário declarar imóvel financiado no IR 2023?
A declaração de imóveis comprados e quitados é obrigatória no Imposto de Renda. O mesmo acontece para imóveis que foram comprados em financiamento. Entretanto, nesses casos, só é necessário informar o valor pago no ano base (2022).
No momento da declaração, é muito importante ter em mãos os dados principais do imóvel. Por isso, providencia informações como IPTU e registro. Além disso, independente do imóvel ter sido quitado ou financiado, é importante nunca atualizar o valor do imóvel pelo preço do mercado. De acordo com as regras do Imposto de Renda, você deve utilizar o preço de compra!
Da mesma maneira, quem não teve alteração em um imóvel que já havia sido declarado em anos anteriores, precisa apenas repetir o saldo do ano anterior. Você só deve alterar o valor se alguma reforma tiver sido feita. Nesses casos, se imóvel vale R$ 400 mil, por exemplo, e a reforma custou R$ 30 mil, o novo valor será de R$ 430 mil. Para isso, é necessário ter as notas fiscais de todos os custos da reforma.
IMPORTANTE:
Um erro muito comum é informar os valores do imóvel financiado na ficha de “Dívidas e Ônus Reais”. Nessa ficha, devem ser informadas apenas as dívidas sem garantia real, como é o caso dos empréstimos pessoais ou consignados. No caso do financiamento imobiliário, o imóvel serve como garantia.
Veja abaixo onde e como fazer a declaração do financiamento de imóvel!
Como declarar imóvel financiado no IR 2023?
Para declarar um imóvel novo, o primeiro passo é abrir a ficha de “Bens e Direitos”. Depois disso, basta clicar em “Novo” e criar um item na opção número 1, de “Bens Imóveis”. A seguir, é preciso selecionar o tipo de imóvel, seja ele “11 – Apartamento”; “12 – Casa”; “13 – Terreno” etc.
Seguindo adiante, você vai precisar informar a data de aquisição desse imóvel, bem como o país onde ele se encontra e o IPTU. Um detalhe importante é que, se por acaso o número do IPTU tiver mais de 30 caracteres, o aconselhado é deixar em branco e informar depois, no campo “Discriminação”.
Esse campo também deverá ser deixado em branco se o imóvel ainda não tem a inscrição municipal. Dessa forma, no campo “Discriminação”, o contribuinte deve informar as características do imóvel. Assim, deverá informar o endereço completo, gastos com cartório e valor abatido do FGTS, se houver.
Nesse espaço, também será necessário informar a área do imóvel. Lembre-se que no caso de casas, a área representa o terreno completo, não apenas o espaço construído. Nos apartamentos, a área total se encontra no contrato e na planta do imóvel.
Desse forma, se o imóvel já foi registrado, basta escolher a opção “Sim” e então, informar o número da matrícula, bem como o número do cartório de registro.
Como informar o financiamento
O próximo passo é o de informar o saldo dos pagamentos feitos em 2022, em relação aos imóveis comprados através de um financiamento. Dessa forma, o saldo informado deverá constar apenas os valores pagos no ano base. Veja um exemplo: Se um contribuinte que comprou um imóvel de R$ 400 mil, deu entrada de R$ 40 mil, usou R$ 30 mil de FGTS e pagou dez parcelas de R$ 2.000 durante o ano de 2022, o valor informado em 31/12/2022 será de R$ 90 mil.
Dessa forma, o contribuinte deverá seguir atualizando o saldo do imóvel nas declarações seguintes, a medida que for pagando novas parcelas. Assim, se o indivíduo citado acima pagar mais 12 prestações de R$ 2.000 em 2023, totalizando R$ 24 mil, na próxima declaração o contribuinte deverá informar R$ 114 mil em “31/12/2023”. Ou seja, R$ 90 mil de 2022, mais R$ 24 mil de 2023!
Para declarar um imóvel financiado, também é necessário fornecer mais alguns detalhes desse financiamento. Dessa forma, na opção de “Discriminação” o contribuinte deverá informar mais alguns detalhes. Assim, vai precisar colocar o valor do financiamento, bem como o valor das prestações. Também deverá informar o total das prestações, e o total das parcelas pagas ou em aberto. Para completar, deverá colocar o nome o CNPJ do banco que forneceu o financiamento, bem como o número do contrato do mesmo.
Como baixar o programa do IR 2023?
Para fazer o envio da sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, de uma forma simples e eficiente, você precisa fazer o download do programa do IR em seu celular ou computador. Para realizar o procedimento através do computador, você vai precisar, em primeiro lugar, acessar o site da Receita Federal (Acesse clicando aqui). Depois disso, basta clicar no botão “Baixar programa”.
Lembrando que o programa está disponível para os sistemas Windows, Multiplataforma (zip), Mac, Linux, Solaris, e outros. Dessa forma, qualquer pessoa pode acessar e baixar o programa, independente do seu tipo de computador.
Logo depois que você clicar nesse botão, o seu computador vai realizar o download automaticamente. A seguir, ele vai abrir uma janela de instalação e uma caixa de introdução também será aberta.
Se você deseja fazer todo o processo do seu Imposto de Renda pelo celular, o download do programa também está disponível para aparelhos móveis, com os sistemas Android e iOS. Assim, basta você procurar pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda” na loja de aplicativos correspondente ao seu celular. Depois de encontrá-lo, basta realizar o download do aplicativo no seu aparelho.
Além disso, o preenchimento online também está disponível. Para isso, basta acessar a página “Meu Imposto de Renda” no portal e-Cac (acesse clicando aqui).