As declarações do Imposto de Renda são enviadas à Receita Federal, que tem sua sede em Brasília. Ela é um órgão que administra os tributos, faz o controle cambial, além de combater o contrabando, o tráfico de drogas, de armas, de animais, a corrupção, entre outros crimes. Assim, agora que você já sabe para onde encaminhamos esses impostos, vamos esclarecer como declarar seus imóveis no imposto de renda em 2022. Então, veja todas as dicas agora, no Brasil 123.
A declaração de imóveis no imposto de renda
Toda vez que você comprar, vender ou financiar seus bens imóveis, a Receita Federal deve ser informada através da declaração anual. Portanto, veja a seguir como proceder em cada caso, pois, para cada tipo de aquisição ou venda, existe um procedimento diferente.
Para te auxiliar a entender melhor como fazer esse procedimento de maneira adequada, compreendendo as diferenças, separamos então algumas informações importantes.
Imóvel financiado
O seu imóvel deve ser declarado no ano da aquisição, todos os dados como o contrato de compra, o IPTU e os encargos devem ser informados em seus respectivos campos. Então, fique atento a todos os documentos necessários para não ter problemas.
Como declarar
Você vai informar na sua declaração, a soma total do que foi pago nesse ano como: a entrada, as parcelas, os sinais e todas as taxas de cartório, entre outras.
No ano seguinte, você irá declarar os valores pagos nesse novo ano, ou seja, as doze parcelas das prestações e mais algum sinal, se for o caso.
Aconselhamos você a fazer dessa forma, para que no momento do financiamento, fique mais fácil apurar o ganho de capital. Se você mantiver o valor total no ano da compra e sem os encargos, não será mais possível a correção desse valor. Sendo assim, fazendo dessa forma, no final do financiamento, seu imóvel vai ter um valor mais próximo ao que foi pago.
Venda de seu único imóvel e a isenção do Imposto de Renda
Independentemente do tamanho ou da localização do seu imóvel, você terá direito à isenção do Imposto de Renda. Isso se esse for o seu único bem imóvel. Mas, para alcançar esse direito você tem que estar enquadrado nos seguintes requisitos abaixo:
- Possuir único imóvel;
- Aliená-lo por valor < ou = a R$400.000,00;
- Desde que não tenha efetuado nos últimos 5 anos outra alienação a qualquer título.
Para fazer esse tipo de declaração, você vai precisar baixar o GCAP 20×5 e alimentar com todas as informações solicitadas. Em seguida, importe o GCAP para a declaração de ajuste anual. Assim, automaticamente as informações contidas no GCAP, Programa de Apuração dos Ganhos de Capital, vão para sua declaração de imóveis no Imposto de Renda.
Agora que você já aprendeu a como declarar imóveis no imposto de renda, não deixe de seguir essas dicas para não ter problemas futuros com a receita federal. Esteja sempre preparado toda vez que for comprar um imóvel novo e, também, mantenha todos os documentos necessários sempre disponíveis.