Saber como dar entrada no Bolsa Família é uma das informações mais procuradas pelos cidadãos que ainda não conseguiram se enquadram na folha de pagamento do programa social.
A saber, o Bolsa Família é um programa de transferência de renda, voltado para as famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país.
Dada a sua importância, por aqui reunimos as orientações para que você saiba o que é preciso para entrar no programa.
Boa leitura!
CONFIRMADO! Bolsa Família tem 5 NOVOS PAGAMENTOS; veja quem recebe HOJE (25)
Como dar entrada no Bolsa Família?
Vamos lá! O primeiro passo para dar entrada no Bolsa Família é se registrar no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo (CadÚnico).
Para quem não está familiarizado, trata-se de um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de extrema pobreza. Então, essas informações do Cadastro Único são utilizadas pelos governos para subsidiar a implementação de políticas públicas.
A saber, devem estar inscritas no CadÚnico as famílias consideradas de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganhem até três salários mínimos de renda mensal total.
Ainda mais, a inscrição deve ser feita em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Inscrição no Cadastro Único
Em resumo, para que a família se registre, é necessário:
Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos;
O responsável pela família, de preferência uma mulher, precisa apresentar CPF ou Título de Eleitor;
O responsável por famílias indígenas ou quilombolas, para dar entrada no Bolsa Família pode apresentar qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor;
Deve ser apresentado pelo menos um documento de todas as pessoas da família:
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento;
- CPF;
- Carteira de identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
É recomendado também levar um comprovante de residência, que pode ser conta de água ou de luz. Não é obrigatório, mas ajuda no preenchimento do endereço.
Veja também: Vale-Gás não será liberado em setembro? Confira as regras do benefício
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra, depois de estar no Cadastro Único, é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Contudo, mesmo agora você já sabendo como dar entrada no Bolsa Família, é fundamental ter ciência de que, embora o CadÚnico seja a porta de entrada para inscrição no programa, o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), é quem avalia as informações e define se a família possui ou não direito ao programa.
Dessa forma, a inscrição no Cadastro Único não garante a aprovação imediata para o recebimento do benefício.
Leia ainda: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana (18/09 a 23/09)