Primeiramente, há que se considerar que os idosos são pessoas com personalidades individuais, mesmo que agora estejam mais dependentes, por causa da idade. Ou seja, cada um deles terá uma necessidade diferente. Contudo, há aquelas que são necessidades de qualquer pessoa e que você deve considerar ao cuidar de idosos. Veja quais são elas, abaixo:
Plantas pendentes para a sala: veja algumas espécies para sua casa
Manter a mente ocupada
As pessoas idosas, em geral, já estão aposentadas há algum tempo. Por isso, suas atividades são bastante reduzidas e elas precisam pensar menos em problemas para resolver. Contudo, é necessário manter a mente da pessoa idosa ocupada. Isso porque a falta do que fazer, ou do que pensar, pode gerar problema de depressão na terceira idade. Por isso, arrume atividades para fazer com o idoso do qual você cuida, que o deixe distraído e feliz.
Fazer atividades físicas
Movimentar o corpo é importante em todas as idades. Muitas pessoas tendem a pensar que pessoas idosas não precisam, ou não conseguem fazer atividades físicas. É verdade que o corpo fica menos resistente com o passar dos anos, contudo, há uma gama de opções para exercitar o corpo, que você pode considerar na hora de cuidar de idosos. Há atividades, inclusive, que podem ser personalizadas, de acordo com a capacidade física de cada um, como é o caso do pilates, por exemplo.
Socializar
As pessoas idosas tendem a ficar mais reclusas em casa, com o passar do tempo. Entretanto, é muito importante mantê-las em uma vida social ativa. Dessa forma, para cuidar de idosos, considere passear com eles em praças, na casa de amigos, ou mesmo, enquanto dura a pandemia, fazer chamadas de vídeo. Faça com que eles mantenham o contato com pessoas de quem eles gostam, para saberem que são importantes e lembrados.
Psicologia positiva e como você pode aplicá-la na sua vida
Exercitar a memória
Se as pessoas jovens precisam exercitar a memória, imagina as idosas! Ao cuidar de idosos, busque sempre mostrar-lhes fotos das pessoas próximas, ou de momentos que ele viveu, para que relembre. Além disso, procure por exercícios próprios para memória para que o idoso com quem você convive não apague coisas importantes da vida dele. Eles ficam chateados quando isso acontece. Lembrar-se de quem você foi é parte fundamental da qualidade de vida.
Comer bem
Idosos podem sofrer com alterações no apetite. Alguns deles começam a comer bem pouco e tendem a emagrecer. Por isso, ao cuidar de idosos, garanta ter disponível uma alimentação saudável e nutritiva para eles. Insista sempre para que comam mais um pouquinho e fiquem de olho se eles estão se alimentando corretamente!
Fazer visitas ao médico
Por fim, ao cuidar de idosos, é importante manter os exames deles sempre em dia, para analisar se está faltando alguma coisa, ou se algo novo apareceu. Essa rotina médica é importante não apenas com os idosos, contudo, eles são mais sensíveis e estão mais vulneráveis. Por isso, leve o idoso ao médico regularmente.
Selagem e outros tratamentos capilares: saiba mais sobre eles aqui