Gatos são animais que cada vez mais estão presentes na rotina das pessoas. Antigamente, havia um certo preconceito com eles e as pessoas os evitavam. Hoje ter um gatinho está se popularizando porque muitas das ideias que as pessoas tinham sobre eles eram preconcebidas. Veja, abaixo, como cuidar de gatos e o que eles exigem, para saber se você está pronto para ter um!
Hábitos noturnos que você deve evitar se quiser dormir bem
Gatos não gostam de mudança
Primeiramente, para cuidar de gatos, entenda que eles não são seres adeptos à mudanças. Ou seja, tudo que for diferente para ele na sua rotina, o deixará incomodado. Como forma de demonstrar esse incômodo, ele miará bastante, ou arranhará locais impróprios.
Algumas vezes, mais raras, mas que acontecem, eles farão xixi e cocô fora da caixinha. Tudo isso para chamar atenção. É importante saber isso se você quiser adotar um gato filhote, porque esse é um problema que você terá com ele, ao longo da vida. E se você quiser adotar um animal adulto, provavelmente, terá problemas de adaptação. Se for o seu primeiro gato, saiba que você deve estar preparado para isso. É normal, é uma fase, passa.
Eles não precisam sair para voltinhas
Para cuidar de gatos da maneira correta, o ambiente no qual você quer ter um gato deve ser devidamente telado. Os gatos que passeiam nas ruas, podem nunca mais voltar. Eles se perdem, entram em brigas com outros animais e estão sujeitos à maldade humana. Por isso, quebre este mito que os gatos precisam sair para dar voltinhas: eles nem podem.
Gatos precisam brincar
Os gatos, assim como os cachorros, precisam de um tempo para se divertir. Eles são caçadores natos, então é interessante comprar, ou montar, brinquedos que os incentivem a exercitar a caça. Muitas pessoas ensinam a fazê-los em vídeos disponíveis no YouTube e o material geralmente é baratinho, como rolos de papel higiênico, por exemplo. É muito importante, também, manter um ambiente onde o seu gato possa brincar livremente, com playgrounds e prateleiras altas, porque eles gostam de altura.
Como cuidar de idosos: o que fazer para entretê-los e mantê-los saudáveis
Eles não são tão independentes assim
Engana-se quem pensa que os gatos são independentes, não precisam de atenção e podem ficar longe de seus donos por horas a fio. Eles sentem a falta do dono, quando este não está por perto e demonstram isso ficando bravos, arranhando, ou miando constantemente depois que o dono chega. Não é incomum um dono de gato viajar e, quando voltar, encontrar um gato que mia a noite inteira e não o deixa dormir.
Você deve ficar de olho nas fezes e xixi
Quando você tem um cachorro doente em casa, rapidamente você percebe que algo está errado. Isso não é tão comum com os gatos. Eles tendem a disfarçar a doença e os donos só percebem quando eles estão bem prostrados. Por isso, fique sempre de olho nas fezes e xixi do seu gato. Sempre que for limpar a caixinha de areia, dê uma olhada para ver se está tudo certo. Observe os sintomas que o seu animal não demonstra.
Vacinas e vermífugo
Por fim, para cuidar de gatos, não esqueça que os gatos precisam ser levados a consultas veterinárias regularmente. Eles devem tomar vermífugo pelo menos uma vez a cada seis meses e as vacinas devem estar sempre em dia, para que eles sejam animais saudáveis.
Comidas ideais para quem está doente: veja algumas que não falham