Saiba como cuidar da saúde física e fazer a garantia da qualidade de vida. Ao cuidar de si mesmo e de suas necessidades, preservando seu bem-estar e recarregando as baterias regularmente, você garante que tem a quantidade certa de energia para estar presente para os outros.
Por saber que está em boas mãos (as suas), você se importa menos com suas próprias preocupações e fica mais disponível e atencioso nos relacionamentos. Como você se conhece e se compreende mais, portanto, fica mais à vontade consigo mesmo e isso se mostra na maneira como você se comporta com os outros.
Como cuidar da saúde física?
A primeira coisa a fazer para cuidar de si mesmo e da sua saúde física é fazer do seu bem-estar sua prioridade. Uma prioridade assumida (você sabe por que está fazendo isso e não se sente culpada) e não negociável (você conhece os riscos de longo prazo se permanecer aberto à negociação). Para muitas pessoas, isso requer uma mudança real de mente.
Mais concretamente, cuidar de si mesmo envolve estar conectado aos seus sentimentos, ouvir a si mesmo e responder sistematicamente a todas as suas necessidades.
Também se resume a agir de forma consciente e proativa, portanto, para o seu bem-estar: estar atento ao que está fazendo, por que está fazendo, como se sente enquanto o faz e os resultados que fluem disso.
Cuidar de si é fundamental para a qualidade de vida
Cuidar de si mesmo é um sinal de respeito por si mesmo. E também acontece por meio de pensamentos e palavras.
Cuidar de si também significa falar bem consigo mesmo, portanto, não se desvalorizar, não se sabotar. Preste atenção na linguagem que você usa quando fala sobre si mesmo, quando pensa sobre si mesmo, quando sente quaisquer emoções.
Seja gentil consigo mesmo, pois provavelmente você sabe como ser com os outros. Não se sinta culpado, portanto, mesmo quando não consegue: vá passo a passo e comemore cada pequeno sucesso, cada novo hábito integrado para o seu bem-estar.
Incentive-o, valorize-se, parabenize-o, reconheça que está no caminho certo e honre seus esforços para chegar lá. Comporte-se consigo mesmo, portanto, como se fosse seu melhor amigo. Para, em última instância, se desligar das opiniões dos outros e confiar em si mesmo para atender às suas próprias necessidades.