Saber como cuidar bem das gengivas pode proporcionar uma saúde bucal melhor. Além de apoiar os dentes e proteger os ossos da mandíbula, as gengivas embelezam o nosso sorriso, desde que sejam saudáveis! As dicas, a seguir, podem manter a boca mais saudável!
Como cuidar bem das gengivas?
Além de escovar os dentes corretamente (sempre da gengiva em direção ao dente) duas vezes ao dia, pelo menos, e ajustar, portanto, a limpeza com escovas de arame ou interdentais, não derrogamos a escamação realizada por especialista.
As escovas de dente elétricas são mais eficazes na remoção da placa bacteriana e na prevenção da gengivite. Eles geralmente oferecem vários modos de escovação que limpam suavemente as gengivas, mesmo as mais sensíveis.
Evitar o que pode causar irritação
O açúcar é limitado e sua degradação cria uma acidez. Ela mantém a placa dentária e promove a inflamação das gengivas. Evitamos o tabaco, portanto, o segundo fator de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais ou gengivais.
Se não conseguimos parar de fumar, ficamos ainda mais vigilantes quanto à higiene oral e à descamação regular. O mesmo funciona para o álcool que, como o cigarro, altera o equilíbrio da flora oral e, portanto, resseca a boca, acentuando a formação de placa dentária e, consequentemente, a inflamação gengival.
Se houver sangramento, inchaço ou alteração da cor das gengivas, o ideal é ir ao dentista.
Após a alimentação
Quando você não consegue escovar os dentes após uma refeição (almoço em restaurante, jantar com amigos), deve-se enxaguar a boca com água. É possível também mascar chicletes sem açúcar, pois a mastigação ajuda a secretar saliva (que neutraliza a acidez oral) e, portanto, fortalece as gengivas.
Outro gesto que pode ser facilmente realizado a qualquer momento é massagear as gengivas. Faça isso com a língua. Passe-a na frente e atrás dos dentes. Além disso, faça isso na gengiva e até mesmo no palato, por cerca de um minuto.