Um portfólio online permite que você divulgue os seus melhores trabalhos de uma maneira simples, intuitiva e organizada. Substituindo a versão física, que necessita de muito investimento em pastas e mais pastas, impressões de qualidade e tempo organizando todo o material, a versão virtual é de fácil compartilhamento, econômica e esteticamente mais bonita de apresentar.
Permitindo colocar a sua identidade em todos os detalhes do site e no material online, ele se transformou em uma ferramenta poderosa para o marketing da sua marca na internet, e pode até parecer que é algo complicado e difícil de montar, mas acredite, construir um portfólio online é uma tarefa simples, adaptável a qualquer profissão. Confira abaixo como começar o seu hoje mesmo!
Principais elementos de um bom portfólio online
Um bom portfólio online precisa contar com alguns pontos essenciais, que farão com que seu cliente, ou futuro empregador, entenda o que você faz, qual o seu nicho e como é a sua forma de trabalhar. Entre os principais pontos para prestar atenção estão:
- Ter uma página de fácil navegação, que contenha uma mensagem clara sobre o seu negócio;
- Uma seleção criteriosa dos melhores trabalhos, que atraia a atenção do visitante para o melhor que você tem a oferecer;
- Categorias do site bem definidas, que permitem o visitante acessar as que são do interesse dele (contato, últimos trabalhos, informações pessoais);
- Uma identidade visual atrativa, que transpareça a sua personalidade profissional;
- Formas de contato visíveis, afinal, é através dele que você poderá receber propostas de trabalho — cumprindo o objetivo de ter um portfólio.
Acredite, a principal vantagem de ter um portfólio online é que ele acompanhará a sua constante transformação profissional, podendo ser editado em alguns minutos com um trabalho novo, por exemplo, ou atualizado com um novo número de telefone de forma rápida, permitindo que seus clientes sempre tenham acesso a um material atualizado.
Como inserir esses elementos na hora da prática!
Atualmente há inúmeras plataformas que disponibilizam exemplos de portfólio, totalmente editáveis, que permitem dar os primeiros passos sozinho.
Com um modelo de site pré-definido você pode aproveitar para começar seu material com todo o trabalho inicial já feito, sem necessidade de configurar página por página do zero, sobrando tempo para explorar desde paletas de cores personalizadas até fontes, formas de rolagem de página, distribuição das imagens, links para redes sociais ou até outros recursos avançados.
Para quem está começando, ter um site mais intuitivo na hora da edição do material, e com templates prontos, ajuda a deixar o resultado ainda mais profissional. Afinal, é através desse material que você passará a primeira impressão ao seu cliente.
Então, vamos ao check list de um bom portfólio:
- Comece fazendo uma seleção dos melhores trabalhos que você já realizou. Se forem físicos, aproveite para digitalizar cada um deles e reunir em pastas organizadas, assim fica mais fácil encontrá-los no futuro, caso necessite.
- Escolha uma plataforma online para começar a montagem do seu material. Não esqueça de analisar o custo das mensalidades, se permite um domínio próprio — isso agrega valor e autoridade a sua marca — e se possui recursos compatíveis com a sua necessidade.
- Convide clientes, amigos, mentores e outras pessoas de confiança para compartilharem um feedback sobre projetos que vocês realizaram juntos. Aproveite para montar um bom conjunto de respostas. Lembre-se: prova social sempre irá agregar valor e autoridade ao seu site.
- Monte um conjunto de elementos que te definam, como cores, formas, estética da página, etc. Você pode buscar inspiração em sites como Pinterest, Google Imagens ou até mesmo nas redes sociais. Com a estética que você deseja já montada em um mood board fica mais fácil passar a ideia do papel para o site.
- Chegou a hora de começar a inserir o seu material na plataforma. Nesta etapa é importante usar da curiosidade e aproveitar para explorar todas as ferramentas ao seu dispor e os recursos oferecidos, pois isso fará com que você domine mais facilmente as configurações do site.
- Depois de tudo montado, é só salvar e compartilhar seu novo portfólio nas redes sociais. Afinal, essa é mais uma das vantagens de um material online. Você pode enviar ele por e-mail, mensagem, inserir como link nas redes sociais, não importa aonde, claramente é muito mais simples divulgar um portfólio online.
Conclusão
A principal tática para ter um portfólio online atrativo e que gere bons resultados em venda é ter organização e um site bem definido. Isso porque essa modalidade de divulgação de trabalhos é o primeiro contato que você terá com o seu cliente, e escolher uma plataforma que tenha os recursos necessários é fundamental para alcançar esse objetivo.
Por isso, não esqueça de analisar todos os pontos principais apresentados acima e, principalmente, de manter conteúdos sempre atualizados em sua página online. Afinal, é a constância e dinâmica de trabalho nas plataformas que fará você se destacar no mercado, independente da área que atuar.