Para controlar uma crise de pânico ou ansiedade é preciso estimular respiração profunda, ir para um ambiente que traga segurança e, caso seja possível, ir para um ambiente com ar fresco. Ademais, é preciso manter a calma, mesmo que isso pareça improvável nesse momento.
Além disso, é necessário mudar o foco dos pensamentos que geram a ansiedade, o desconforto e a náusea. Isso vai fazer com que seu organismo tenha uma sensação maior de relaxamento e logo a crise de pânico tende a desaparecer. Um ataque de pânico é um fenômeno que acontece por um nível muito elevado de ansiedade e, por isso, é indispensável reconhecer os sintomas logo no início. Veja mais a seguir:
Veja mais sobre como controlar uma crise de pânico
Geralmente, uma crise de pânico tende a diminuir paulatinamente até que desapareça por completo. Entre os principais sintomas dessa crise podemos citar as palpitações, a dor no peito, o calor e suor que aparece sem razão ou a sensação de estar com falta de ar. Por isso, veja como controlar e até mesmo evitar uma crise de pânico logo abaixo:
O que fazer em uma crise de pânico
Para controlar uma crise de pânico é preciso controlar a ansiedade e não entrar em desespero e, para isso, você deve procurar um ambiente que te deixe confortável e seguro, em primeiro lugar. Depois disso, sente-se em qualquer local que seja possível nesse ambiente e feche os olhos por alguns instantes.
Ainda com os olhos fechados, inspire profundamente pelo nariz e expire pela boca repetindo o movimento várias vezes. Tente manter a calma e afastar os pensamentos que causaram a crise em questão. Desse modo, basta manter o pensamento positivo e os sintomas vão sumir rapidamente.
Depois de controlar a crise de pânico, marque uma consulta com um médico, já que existem medicamentos que são indicados para o tratamento da ansiedade. Além disso, caso tenha alguém que possa contar sobre essas crises, faça isso para garantir que terá ajuda quando voltar a acontecer.
Como é feito o tratamento para síndrome do pânico
A crise de pânico configura um dos sintomas de uma doença conhecida como síndrome do pânico e, para o tratamento, o paciente que está passando por esse problema precisa procurar um psiquiatra, médico especializado na saúde mental. Em geral, esse especialista indica medicamentos ansiolíticos ou terapias comportamentais que podem exigir consultas psicológicas, bem como uma mudança no ritmo de vida.
Por fim, ainda podemos tratar crise de pânico com remédios naturais como chá de valeriana, maracujá ou Erva de São João. Mas esses remédios devem ser usados de modo complementar. A alimentação saudável traz diversos benefícios relacionados à síndrome do pânico e boas opções para suas refeições são açaí, morango, brócolis, couve e romã.
Como evitar crise de pânico
Melhor do que controlar é evitar a crise do pânico e isso pode ser conquistado evitando o estresse em ambientes que causam esses problemas, bem como sair acompanhado de pessoas que trazem segurança para sua vida.