“Você é o que você come” é um dos ditados populares mais conhecidos no Brasil e a ciência concorda com isso, afinal, o que ingerimos tem influência direta em nossa saúde. Portanto, uma das formas mais indicadas para evitar doenças é o consumo de alimentos mais saudáveis. Nesse sentido, vamos falar agora sobre como consumir mais alimentos alcalinos com sugestões e benefícios dessa atitude. Confira:
Veja sugestões e benefícios de consumir mais alimentos alcalinos
Quando se trata de alimentação saudável, saiba que consumir mais alimentos alcalinos é uma necessidade básica da humanidade. Afinal, a nutrição do corpo com esses alimentos é uma luta constante para manter o PH do corpo em torno de 7,4, medida ideal para os humanos se manterem em boas condições de saúde.
Afinal, nosso organismo luta diariamente para manter o índice corporal de PH em torno de 7,4 e uma variação para cima ou para baixo afeta nossa capacidade de regeneração celular. Por isso, algo simples como a absorção de nutrientes dos alimentos pode se tornar difícil quando o organismo está com o PH desregulado.
Sugestões de alimentos alcalinos
Entre as sugestões de alimentos alcalinos mais indicados podemos citar as frutas, as verduras e os grãos. Entre eles, o pepino, o abacate, o brócolis, a couve, a berinjela, a uva e o figo são os alimentos mais poderosos entre as opções alcalinas dentre os vegetais.
As carnes, seja de frango, bovina, suína e até mesmo os peixes são ácidos e, por isso, menos alcalinos do que os vegetais citados acima, por exemplo. Abaixo, veremos porque é bom balancear esses dois tipos de alimentos para manter uma dieta mais saudável. Veja mais:
Alimentos ácidos
Entre os alimentos ácidos, o consumo entre 2 e 4 vezes por semana dessa fonte é o ideal para quem deseja manter uma dieta saudável. Quem deseja consumir diariamente precisa considerar que esses alimentos sejam apenas 20% do total que foram consumidos durante o dia inteiro.
Alimentos alcalinos
O consumo de alimentos alcalinos é recomendado diariamente e deve compor cerca de 80% de sua alimentação diária. Por isso, respeite uma relação de 2 partes de verdura e uma parte de fruta para compor sua alimentação. Dessa proporção, 60% dos alimentos devem ser crus como vitaminas e saladas e 20% cozidos como refogados.
No entanto, quando se trata de alimentos muito alcalinos, esse consumo deve ser mais esporádico, já que é preciso manter um ciclo e 3 ou 4 vezes por ano durante um período de três meses. Para auxiliar na dieta, recomenda-se consultar um nutricionista para equilibrar uma rotina mais saudável.
Benefícios dos alimentos alcalinos
Entre os principais benefícios dos alimentos alcalinos para o organismo podemos citar a redução de excreção dos minerais como cálcio pela urina e a proteção dos rins contra a formação de pedras. Além disso, essas fontes previnem lesões ósseas e perdas de massa muscular, por exemplo, e pode-se evitar isso com o consumo diário de alimentos alcalinizantes.
Agora que você já sabe o que esse tipo de alimento pode beneficiar sua alimentação, aproveite para incluí-los na sua alimentação.