Se você, assim como muitos brasileiros, também deseja saber como consultar valores atrasados do INSS, saiba que o procedimento é bastante simples.
Ao entrar com o pedido de aposentadoria, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social, é comum que os beneficiários tenham direito aos atrasados.
Contudo, muitas pessoas desconhecem as regras, o que é preciso para receber essas quantias e até mesmo como consultá-las.
Por isso, vamos te mostrar algumas informações a respeito desse direito aos brasileiros, além de trazer dicas para consultar esses valores.
Quer saber mais? É só ler até o final para ficar por dentro de tudo o que é relevante!
O que são valores atrasados do INSS?
Valores atrasados do INSS são o acúmulo resultante do que o segurado teria direito, mas não estava recebendo.
Por exemplo, suponha que você entrou com um pedido de aposentadoria por idade e a autarquia indeferiu. Depois, você entrou com uma ação judicial para solicitar a revisão, que acabou por ser julgada a seu favor.
Nesse caso, a Justiça pressupõe que você teria direito a estar recebendo o benefício desde o dia em que entrou com o pedido. Dessa forma, você pode receber todo o valor retroativo ao tempo em que realizou a solicitação.
Além disso, caso você peça a revisão da sua renda e seja comprovado que ela deveria ser maior, você também tem direito a receber a diferença referente ao tempo em que foi pago com déficit no valor.
Sendo assim, é muito importante que você se informe sobre seus direitos para saber como consultar valores atrasados do INSS.
Como consultar valores atrasados do INSS?
Para consultar valores atrasados do INSS, o contribuinte deve conhecer a unidade do Tribunal Regional Federal a que pertence.
Cada cidade, ou região, é atendida por uma unidade do TRF, dessa forma, a consulta pode ser feita no site do TRE de sua região.
Depois de acessar o site do Tribunal Regional Federal, que atende o município em que você reside, basta procurar pela opção “RPV’, ou “Precatório”, para consultar os valores atrasados de seu benefício.
Contudo, para completar a consulta, você precisará do número do CPF do requerente, além do número da ação.
A consulta é bastante simples, rápida e os contribuintes não precisam pagar nada para saber se possuem valores atrasados para receber do Instituto Nacional do Seguro Social.
Quanto tempo leva para receber os valores atrasados do INSS?
Após a revisão do benefício ser feita ou a ação judicial ter o julgamento, por exemplo, o INSS tem um prazo para pagar os valores em atraso ao individuo. Se o montante for menor que 60 salários mínimos, o pagamento é feito através de uma Requisição de Pequeno Valor (RPV).
Desse modo, a autarquia emitiu a RPV, e o Governo libera o dinheiro. Em média, o pagamento chega às mãos do segurado em até 60 dias após a emissão ser feita.
Acesse o site do Tribunal Regional Federal de sua região, com o número de CPF e da ação em mãos e consulte os valores atrasados no INSS!