No começo desta semana, o chefe do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Rodrigues da Cunha Gomes, revelou que uma pessoa realizou um saque no valor de R$ 2,8 milhões a partir dos recursos “esquecidos” nos bancos brasileiros. Isso, por meio do Sistema de Valores a Receber (SVR).
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Essa retirada em questão representou o maior resgate individual desde que o programa foi criado, no ano passado – no âmbito das pessoas jurídicas, o recorde anterior permanece com R$ 3,3 milhões, um saque que foi realizado em 2022. De acordo com o Banco Central, apesar dos altos montantes retirados, ainda existe muito dinheiro a ser resgatado pelos brasileiros.
Conforme a instituição, existe ainda a possibilidade de resgate de mais de R$ 7 bilhões por meio deste sistema – cerca de 36,5 milhões de pessoas físicas e 2,8 milhões de pessoas jurídicas possuem fundos esquecidos. Nesse sentido, importante destacar que a pessoa que deseja ver se tem dinheiro a receber deve acessar o website oficial do Banco Central pelo endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br e clique na opção “Acesse o Sistema de Valores a Receber”.
Após fazer o login utilizando sua conta Gov.br com nível de segurança prata ou ouro, a pessoa verá se tem dinheiro a receber. Caso os valores a serem resgatados pertencerem a você, selecione “Meus valores a receber” – caso se trate de valores de pessoas falecidas, é preciso clicar em “Valores de pessoas falecidas”.
Nesta parte, é possível verificar o montante disponível para resgate, a instituição responsável pela restituição e a origem dos fundos. Além disso, informações complementares podem ser fornecidas pelo sistema, quando necessário. A pessoa pode receber o dinheiro via Pix em até 12 dias úteis. Isso, selecionando uma das chaves Pix, fornecendo informações pessoais e mantendo o número de protocolo para eventuais contatos com a instituição.
Pessoas que não tem Pix podem indicar o recebimento via instituição financeira, sendo que, neste caso, é indispensável entrar em contato por telefone ou e-mail, conforme detalhado nas informações dos valores a receber, para coordenar o processo de retirada. Os canais de atendimento estão disponíveis nas informações apresentadas. De acordo com o Banco Central, o sistema possui uma tecnologia que consegue informar o número de usuários em fila e também uma estimativa de tempo de espera, caso ocorra alta demanda simultânea.
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