O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Esse banco de dados é utilizado pelo Governo Federal para a implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
Atualmente 28 programas federais utilizam o Cadastro Único e entre as iniciativas podemos mencionar o Programa Auxílio Brasil, o Auxílio Gás, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outras.
O Ministério da Cidadania usa as informações do Cadastro Único tanto para selecionar os aprovados, quanto para conferir se eles seguem dentro dos critérios de elegibilidade de cada programa.
Desse modo, fica aqui evidente a importância não apenas de realizar o registro, como também de manter os dados do seu cadastro atualizados.
Registro no Cadastro Único
O cadastro é feito nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento da prefeitura. Para tanto, basta comparecer ao local portando documentos pessoais de todos os membros da família.
Uma outra alternativa é iniciar o preenchimento das informações por meio do pré-cadastro no aplicativo do Cadastro Único, e depois comparecer presencialmente para apresentar os documentos necessários.
Consulta ao CadÚnico
Para confirmar se está com o cadastro ativo no nome da sua família, faça uma consulta pela internet ou pelo telefone.
- Site do Cadastro Único;
- Aplicativo do Meu CadÚnico;
- Telefone 0800 707 2003, opção 5.
No site ou aplicativo, é só preencher o formulário com nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município onde mora. Em seguida, basta clicar em “Emitir” e confirmar se tem ou não o cadastro.
A mesma informação pode ser obtida por meio do aplicativo.
Confira ainda: Quando o Governo retorna com os pagamentos do Auxílio Brasil? Veja o calendário