Sabemos que quando chega a hora de enfrentar o primeiro emprego, cria-se um impasse: é necessário ter experiência para conseguir uma oportunidade, mas para criar experiências são necessárias essas oportunidades, então há esse dilema ao se tratar dessa entrada no mercado de trabalho. Entretanto existem algumas iniciativas que se pode tomar para capacitação do concorrente, e é justamente nesses passos que iremos auxiliá-los hoje. Saiba agora como conquistar o primeiro emprego aqui no Brasil 123.
O que é necessário para conquistar o primeiro emprego?
Para conquistar o primeiro emprego é preciso preparação e investimento, antes de tudo, no currículo. Produzir um currículo que chame a atenção por qualificar-se e por interpretar e atender ao que a vaga pretendida está requerendo.
Ou seja, quando possível, ter a atenção de adaptar o currículo para cada vaga, sendo sempre leal às suas qualificações e habilidades. Então quais são as informações que se pode colocar em um currículo sem experiência?
É imprescindível averiguar cada informação básica do currículo. Parece simples, mas para quem não tem experiências, todo e qualquer outro detalhe importa. Outra questão importante é objetivar o currículo, escrever um resumo com o objetivo de mostrar como as suas habilidades podem ser úteis para a empresa.
Quais são as vagas recomendadas para quem está iniciando a carreira?
O profissional que está em busca de primeiro emprego pode optar por vagas de jovem aprendiz, estagiário e cargos juniores, os quais são selecionados em virtude dos conhecimentos de área e qualificação pela maioria das empresas, sabendo que quase toda as grandes empresas têm programas desse nível.
O ideal é ser constante na procura e dedicar-se em cursos profissionalizantes, cursos técnicos e cursos de graduação, pois este será o diferencial de um currículo sem experiências
Quais erros não se deve cometer nesses primeiros passos?
O primeiro erro é a preocupação com salário. Um bom salário se alcança com o tempo com boas experiências e qualificações. Quanto mais experiente você for, mais valorizado será o seu trabalho. Por isso, não há necessidade em inquietar-se e sim em aproveitar as pequenas oportunidades, das quais virá o sucesso futuro.
Outro erro comum é o despreparo para as entrevistas. Posturas inadequadas, atrasos, vestimentas exageradas, imprecisão na comunicação, tudo isso afeta como a empresa analisa seu perfil e, por isso, é preciso ter atenção a sua postura, ao modo em que se comunica, a sua linguagem corporal e a todos os pontos de observação que o recrutador terá a seu respeito.
Como eu devo me portar?
Antes de tudo, entenda que se você chegou até o momento da entrevista. Isso significa que o seu currículo se destacou entre os outros e que você, possivelmente, está apto para cumprir a função daquela empresa.
Por isso manter a postura, mostrar confiança, estudar sobre a dinâmica da empresa, o histórico, como ela funciona, cada um desses detalhes trará uma medida de propriedade para o momento da entrevista.
Lembrando de que você está em análise, então deve acompanhar os objetivos que a empresa tem, entender qual a missão que ela tem e mostrar-se interessado a contribuir para isso. Dessa forma, você estará pronto para conquistar seu primeiro emprego.