O trabalho é uma parte muito importante na vida de uma pessoa. Contudo, muitas pessoas acabam deixando sua vida pessoal completamente de lado, por causa da dedicação ao trabalho. Será que é mesmo preciso abandonar tudo pela sua carreira? Como conciliar a vida profissional e pessoal? É que você verá no artigo abaixo.
Organização doméstica: produtos e formas de manter a casa organizada
Porque você deve equilibrar a sua rotina
É importante ter tempo para cuidar do trabalho e também para cuidar de si mesmo. Uma rotina desequilibrada, com muito trabalho e pouco tempo para questões pessoais, pode fazer com que uma pessoa desenvolva problemas psicológicos.
Alguns deles são estresse, ansiedade e depressão. E esses problemas acabam prejudicando a pessoa naquilo para o que ela mais se dedica: o trabalho. Isso porque eles fazem com que o seu rendimento caia. Portanto, é muito importante conciliar a vida profissional e pessoal e não deixar nada de lado.
Se planeje
Primeiramente, é preciso se planejar para conciliar a vida profissional e a pessoal. Isso porque nos seus planos devem estar todas aquelas coisas importantes para você, não apenas o trabalho. Dessa forma, saiba até qual hora você poderá trabalhar e defina um horário que não poderá ser ultrapassado. Se programe para estar com a sua família e cumpra os seus horários.
Práticas que não são produtivas: veja o que pode estar te atrapalhando
O trabalho deve ficar no trabalho
Muitas pessoas trazem trabalho para a casa e continuam resolvendo problemas profissionais em casa. Contudo, para conciliar a vida profissional e pessoa é preciso delimitar um tempo para cada coisa. Isso significa que, quando você estiver no seu trabalho, o foco deverá ser completamente o trabalho.
E quando estiver em casa, você deverá estar com a sua família, realizando atividades domésticas, ou descansando. Imponha isso para si mesmo e, mesmo se receber mensagens de trabalho, responda-as apenas no outro dia, quando estiver trabalhando, de fato. Isso não vale, é claro, para for urgente e precisar da sua atenção imediata.
Aprenda a dizer não e a se posicionar
Muitas vezes, tanto colegas com chefes pedem para que solucionemos coisas as quais nos demandarão muito tempo. Isso fará com que fiquemos mais no trabalho e também com que fiquemos mais estressados. Por isso, é preciso aprender a dizer “não” para as pessoas e a se posicionar quando alguma tarefa não for compatível com seu trabalho, ou horário.
Defina suas prioridades
Há dias em que será inevitável ficar muito tempo no trabalho e gastar mais tempo nas suas atividades profissionais. Contudo, para conciliar sua vida profissional e pessoal é preciso determinar quando essas atividades são realmente importantes e quando este tempo é mesmo necessário. Defina quais são as suas prioridades no trabalho e na vida pessoal e você saberá quando parar tudo para se dedicar a elas.
Esteja onde você estiver
Por fim, a última dica para conciliar a vida profissional e a pessoal é estar de corpo e mente onde você estiver. Não adianta trabalhar até mais tarde se você estiver pensando no tempo que está perdendo com a sua família. Também não adianta ficar coma sua família se você está pensando no trabalho. Mantenha o foco no momento presente e assim você aproveitará muito mais o seu tempo.
Métodos de organização: veja algumas formas de organizar qualquer cômodo