É durante o período fértil que a mulher poderá engravidar. Geralmente, ele ocorre 14 dias antes da menstruação e dura, aproximadamente, 6 dias. Assim, aprender como calcular o período fértil é importante tanto para mulheres que querem engravidar, quanto para aquelas que desejam evitar a gravidez.
Importante destacar que, saber calcular o período fértil e evitar ter relação sexual durante o mesmo não é uma forma eficaz de prevenir a gravidez. Os métodos contraceptivos mais eficazes são a camisinha (masculina ou feminina), o diafragma e a pílula anticoncepcional. Sendo que a camisinha é o método que também previne contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s).
Como calcular o período fértil
Para calcular o período fértil vamos considerar que a mulher tem um ciclo regular de 28 dias. Neste caso, é preciso contar 14 dias a partir da data da última menstruação. Por quê? Pois a ovulação poderá acontecer entre os 3 dias antes ou 3 dias depois dessa data.
Para saber quando é o início do ciclo, basta anotar o dia que a menstruação descer. Já, o fim do ciclo será no dia que a próxima menstruação chegar. Dessa forma, o período fértil se dá no meio do ciclo menstrual, ou seja, 14 dias antes da próxima menstruação.
Para exemplificar, se a mulher tem o ciclo de 28 dias sua ovulação será no 14º dia. Ela será mais fértil entre o 9º e o 14º dias.
Na hipótese de ciclo irregular, pode ser mais complicado calcular o período fértil. Neste caso, o aconselhável é acompanhar os ciclos e tentar chegar em um tempo médio.
Sintomas
É possível notar alguns sintomas típicos do período fértil, como libido aumentada; secreção vaginal semelhante a clara de ovo, sendo meio elástica e sem odor forte; aumento da temperatura corporal, sendo um indicativo que ajuda mulheres que estão tentando engravidar.
No caso do último sintoma citado acima, é necessário um termômetro para ajudar a medir a temperatura. Caso esteja tentando engravidar, o primeiro passo é ir ao médico e tirar suas dúvidas com o profissional da saúde.
Leia também:
– Arroz doce com limão: receita diferente e deliciosa para a sua refeição
– Mitos e verdades sobre a saúde da mulher
Acesse nossa página do Facebook para mais dicas de saúde!