Com o frio, é maior a incidência de doenças respiratórias, especialmente por causa do resfriamento do corpo logo após o seu aquecimento (com cobertas, aquecedores e o banho quente). E isso acontece porque as mudanças bruscas de temperatura causam resfriados. Dessa forma, é bom saber como aumentar a imunidade e diminuir as chances de pegar um!
Aumentar a imunidade significa ficar o menos doente possível e, quando isso acontecer, conseguir passar pelo problema rapidamente, porque o corpo consegue combater a doença e superar. Por isso, fique de olho nessas dicas que são especialmente boas para o inverno.
Comidas ideais para quem está doente: veja algumas que não falham
Alimente-se bem
É óbvio que comer bem faz bem para a saúde, entretanto, se alimentar corretamente também faz com que sua imunidade aumente. E isso acontece porque você abastece o seu corpo com todos os nutrientes e vitaminas dos quais ele precisa para se manter forte. Por isso, se você quer aumentar sua imunidade, comece cuidando da sua dieta. Lembre-se, você é o que você come.
Faça atividades físicas
As atividades físicas no frio são excelentes para evitar o aumento das dores tão características das épocas frias, ou seja, já se começa evitando dores decorrentes de doenças que atacam as articulações. Além disso, a prática de atividades físicas faz com que o corpo aumente a produção de anticorpos, consequentemente, faz com que ele esteja pronto para combater antígenos que acometerem o organismo.
Utilize ingredientes naturais para fortalecer o organismo
Para aumentar a imunidade, também é uma ótima ideia apostar no que for natural e não fizer mal para o organismo, ou seja, elementos como o própolis, o zinco, e até mesmo um mel com limão! Para aqueles que gostam de sabores fortes, pode-se também mascar gengibre.
6 motivos imperdíveis para você praticar atividades físicas diariamente
Além disso, fazer a suplementação com vitaminas é uma boa ideia para aumentar a imunidade, desde que ela esteja em falta no seu organismo. Por isso, nesse caso, faça uma avaliação médica e verifique se você pode fazer essa ingestão.
Procure dormir bem
O sono é reparador e faz não só com que o corpo esteja descansado, como também que todas as funções do organismo sejam restauradas. Ele que permite o funcionamento completo do sistema de defesa do organismo. Isso significa que dormir mal pode diminuir a sua imunidade e te deixar mais suscetível a doenças. Por isso, leve o seu sono a sério, especialmente nessas épocas frias. Faça uma rotina para dormir e a siga todos os dias.
Mantenha o seu corpo hidratado
A água é simplesmente vital e necessária para o funcionamento de todo o organismo. E nas épocas frias, a tendência é que as pessoas façam menos ingestão de líquidos. Não deixe isso acontecer com você: posicione uma garrafa d’água sempre perto de você e ao olhar para ela, beba!
Por fim, agora que você já sabe como aumentar a imunidade, coloque essas dicas em prática logo, antes de ficar doente!
Insônia: quais são as suas causas e como você pode dormir melhor