Se você tem investimentos em renda variável, muito provavelmente acha que esse ano será de muitos altos e baixos na bolsa de valores. E você tem grandes chances de acertar essas previsões. Isso porque anos de eleições têm um grande foco em notícias, que podem agradar ou desagradar o mercado financeiro. Com isso, dizemos que anos eleitorais são de grande volatilidade.
Contudo, a recente declaração do maior gestor de investimentos do país levantou uma suspeita importante: a de que esse ano a volatilidade tende a ser menor. Estamos falando de Luis Stuhlberger, gestor da Verde Asset.
As eleições estão indefinidas?
Especialistas e gestores do mercado financeiro são unânimes em afirmar que nada está ganho. Contudo, as pesquisas eleitorais ganham cada vez mais força e os resultados não estão muito diferentes uns dos outros. Com isso, Luis Stuhlberger afirmou que Lula provavelmente será o presidente e, além disso, disse que o mercado internacional já acredita nisso.
Isso quer dizer que, caso Lula siga liderando as pesquisas, é provável que a volatilidade seja menor que nas outras eleições. Isso porque a liderança do ex-presidente tem folga, de acordo com a pesquisa do Ipespe. Dessa forma, seus investimentos estariam, de certa forma, protegidos do cenário eleitoral brasileiro.
Por outro lado, caso algum candidato comece a despontar de forma surpreendente, para o atual momento, o mercado terá que repensar suas preferências. Com isso, a agenda pode não ser a esperada pelos grandes investidores. Apesar disso, existem formas de se proteger desse cenário.
Como se proteger desse cenário?
Existem diversas formas de ficar de fora das tensões eleitorais no mercado financeiro. Isso porque há produtos que não sofrem com isso, enquanto outros sequer estão atrelados ao cenário brasileiro. E, se você quiser ficar de fora de um ano eleitoral, essa pode ser a sua saída.
O primeiro modo de sair da volatilidade das eleições é investir em ativos estrangeiros. Para isso, você pode comprar diretamente em corretoras americanas ou pode, ainda, investir através de BDR listados na B3. Para os que não gostam de trabalho, ETF de mercado americano têm a mesma função, como o IVVB11 e o BIVB39.
Por outro lado, se você não quer investir no mercado americano, há também outros ativos disponíveis na bolsa. É o caso do XINA11 e do EURP11, que investem em ativos da China e do mercado europeu, respectivamente. Dessa forma, você estará exposto a outros mercados que não o brasileiro e o americano.
Contudo, uma terceira forma de sair dessa montanha-russa das eleições é a própria renda fixa. Para isso, você já pode começar a comprar agora, gradativamente, títulos e produtos de crédito privado ou atrelados a indexadores fixos, que não sofrem a volatilidade de uma bolsa de valores, por exemplo.
Apesar disso, o mercado não espera muitas novidades nas eleições, até agora. Contudo, os rumos do país estão incertos, o que pode surpreender tanto os brasileiros, quanto os investidores internacionais, responsáveis pela metade da volatilidade da nossa bolsa.