Se a bolsa de valores não está subindo em 2020 existe outro investimento que vem se valorizando bastante, é o dólar. Então, como aproveitar a alta do dólar??
Investido em fundo de dólar
Investir em fundos cambiais, que seguem o dólar, é a primeira forma mais interessante. Esses fundos possuem carteiras que mantêm a performance do fundo atrelado as variações do dólar americano. Se o dólar sobe, o fundo também sobe mesma coisa se a moeda americana cai.
Desse modo, ao investir em fundo assim, você terá parte de sua carteira atrelada ao dólar e poderá aproveitar momentos onde a moeda americana subir.
Só em 2020 o dólar vem se valorizando em aproximadamente 39%. É muita coisa!
Ouro é uma opção
Outro investimento que pode se aproveitar da valorização do dólar é o ouro. O ouro negociado no Brasil sofre influência do dólar norte-americano.
Quando a moeda americana sobe o ouro pode ser valorizar também. É claro, se o ouro em si cair, dependendo, a queda será proporcional ao efeito do dólar.
Vamos supor que o ouro no mercado exterior se desvalorizou e o dólar aqui no Brasil, se valorizou.
Dependendo do tamanho dessa valorização do dólar, mesmo que haja desvalorização do ouro no exterior, como o metal é cotado em dólar, o mesmo pode acabar se valorizando aqui em terras tupiniquins.
ETF; IVVB11
O ETF (fundo de índice negociado em bolsa) IVVB11 é uma opção bem interessante para se manter alinhado ao dólar também.
Nesse caso o ETF segue o S&P 500, um dos principais índices da bolsa norte americana. Então, a relação do ETF com o dólar e o índice é bem similar ao ouro aqui no Brasil.
Por exemplo; se o índice S&P 500 cair nos estados unidos, é bem provável que o ETF aqui, faça a mesma movimentação de queda. Mas, se o dólar estiver em alta no Brasil, então, dependendo, o ETF IVVB11 pode acabar se valorizando.
Só para você ter uma noção, o ETF IVV (que é o negociado nos Estados Unidos) está registrando valorização de 2,8% em 2020, IVVB11 (versão brasileira do mesmo ETF) está registrando valorização de 46% em 2020.